Adstringente caseiro

A oleosidade da pele é um assunto que incomoda muitas mulheres. Várias são as razões que desencadeam a oleosidade da pele,  como a produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas, que atinge entre 80% e 90% das mulheres jovens, alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada são os principais fatores nesses casos.

A pele oleosa produz mais sebo que o necessário e a pele torna-se gordurosa. Ela é uma pele brilhante, com poros dilatados principalmente na região central da face, no nariz, nas bochechas e no queixo. A pele oleosa tende a formar cravos e geralmente é mais irritável que as demais. Na pele oleosa, a maquiagem não se fixa como nas demais, requerendo o uso de produtos como o primer facial, que auxilia na duração da make.

Adstringente caseiro

O adstringente caseiro ajuda a controlar a oleosidade da pele

As peles oleosas devem ser tratadas conforme o seu tipo. Os produtos para essa pele devem ser feitos para normalizar a secreção sebácea, e ter ação calmante e suavizante, pois essa é uma pele muito frágil. É importante usar apenas sabonetes neutros ou formulados especialmente, com bactericista e anti-sépticos, além de ser fundamental remover a maquiagem antes de dormir.

Além desses cuidados, um produto em especial auxilia muito quem sofre com a oleosidade da pele: o adstringente. Ele possui a função de limpar mais profundamente a pele, retirando o excesso de oleosidade e impurezas que se depositam na superfície. Industrializado ou caseiro, o adstringente é um grande aliado das mulheres de pele oleosa ou mista.

Adstringente: como funciona

Os adstringentes ideais tem formulação sem álcool, e servem para fechar os poros, acalmar e refrescar a pele, equilibrar o pH e remover impurezas. Alguns deles contem ingredientes como hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol, que além de auxiliar no controle da oleosidade possuem propriedades anti-inflamatórias.

Adstringente caseiro

Você pode comprar ou produzir o seu adstringente caseiro. Tanto os ingredientes acima quanto outros podem ser usados, mas sempre procure antes o seu dermatologista para evitar reações alérgicas ou outros efeitos colaterais. O adstringente caseiro pode ser aplicado até duas vezes por dia. Para te ajudar nessa missão, recomendamos uma receita caseira de adstringente feita à base de chá verde, que limpa e acalma a pele.

Tônico adstringente caseiro

- 100 gramas de folhas de chá verde

- 500 ml de água filtrada em temperatura ambiente

Coloque as folhas na água, cubra o recipiente, e deixe a mistura descansar por cerca de duas horas. Depois, basta aplicar na pele com algodão, fazendo movimento circulares e ascendentes. Evite a área dos olhos.

Dica importante: nunca substitua o adstringente caseiro por outros tratamentos para sua pele. Ele é apenas um complemento, que auxiliará nos cuidados com a pele oleosa ou mista.

1 comentário
  1. Posted by yasmin

Deixe um comentário