Ricota

A magrinha e saborosa ricota (palavra derivado do italiano ricotta) é uma espécie de derivado de queijo com massa mole e baixíssimo teor de gordura, sendo altamente recomendada principalmente em dietas de restrição de gordura ou em uma alimentação mais saudável.   Diferente de outros queijos, a ricota não é feita diretamente do leite, e sim do soro de queijo, o que dá a ela um teor mais alto de soro-proteínas, o que a torna mais nutritiva que os outros queijos.  Geralmente a ricota vem sem adição de sal, e uma fatia média contém em torno de 69 calorias.

A ricota de boa qualidade deve ter consistência firme, mas não sólida. Também é importante que não esfarele ao ser manuseada. Evite as ricotas com aparência granulosa e arenosa, e também as que apresentam umidade excessiva.

Benefícios da ricota

Os benefícios do queijo ricota são muitos. A ricota é um alimento rico em cálcio, agindo no fortalecimento de ossos e dentes. Também é eficaz no auxílio à obtenção de massa muscular, pois além de suas propriedades nutricionais possui a mesma quantidade de calorias de alguns tipos de suplementos.

Conheça os benefícios da ricota para seu organismo.

A ricota faz bem para a saúde e ajuda a manter a forma

Entenda a relação da ricota com algumas situações, e como fazer o melhor uso dela nesses casos:

Ricota dieta: é super indicada para quem faz dietas restritivas de gorduras ou calorias, como dietas de emagrecimento, por exemplo. E não é por ser um queijo "de regime" que a ricota é ruim, como muitas pessoas acabam achando antes mesmo de provar alguma receita feita com ela, ou mesmo ingeri-la pura ou no pão integral. Por ser um queijo "neutro", ela é versátil no uso em receitas diversas.

Ricota lactose: a ricota não é indicada para pessoas que possuem intolerância à lactose, pois mesmo sendo feita do soro do queijo, ela é considerada um derivado do leite. O seu teor de lactose é de 3,6%. O consumo de substâncias com lactose por pessoas com intolerância à essa substância pode causar diversas reações, como diarreia ou prisão de ventre, inchaço abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão, como azia.

Ricota saúde: uma excelente aliada da boa alimentação, a ricota é excelente para ajudar a manter a forma - um pedaço médio dela tem por volta de 69 calorias, contra em média 121 calorias do queijo minas, por exemplo. Além de poucas calorias, ela tem baixo teor de gordura: em média 3,8 gramas contra quase dez gramas do queijo minas.

Ricota culinária: versátil, vai bem em pratos doces e salgados. Você pode fazer tortas, bolos, quiches, e muitas e muitas outras opções de receita com ricota. Coloque a sua imaginação para ajudar na cozinha, utilize a ricota,  e tenha certeza que a sua saúde e o seu corpo agradecerão!

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12 comentários
  1. Posted by Raíssa
  2. Posted by Bárbara
  3. Posted by VITO NUNZIANTE
  4. Posted by Neide
  5. Posted by Nanci
  6. Posted by maria inez soler
  7. Posted by Valquiria Moraes
  8. Posted by Xandao
  9. Posted by Fabiano cista
  10. Posted by Silvio Libanori
  11. Posted by Neiva
  12. Posted by Maria

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