Ricota

A magrinha e saborosa ricota (palavra derivado do italiano ricotta) é uma espécie de derivado de queijo com massa mole e baixíssimo teor de gordura, sendo altamente recomendada principalmente em dietas de restrição de gordura ou em uma alimentação mais saudável.   Diferente de outros queijos, a ricota não é feita diretamente do leite, e sim do soro de queijo, o que dá a ela um teor mais alto de soro-proteínas, o que a torna mais nutritiva que os outros queijos.  Geralmente a ricota vem sem adição de sal, e uma fatia média contém em torno de 69 calorias.

A ricota de boa qualidade deve ter consistência firme, mas não sólida. Também é importante que não esfarele ao ser manuseada. Evite as ricotas com aparência granulosa e arenosa, e também as que apresentam umidade excessiva.

Benefícios da ricota

Os benefícios do queijo ricota são muitos. A ricota é um alimento rico em cálcio, agindo no fortalecimento de ossos e dentes. Também é eficaz no auxílio à obtenção de massa muscular, pois além de suas propriedades nutricionais possui a mesma quantidade de calorias de alguns tipos de suplementos.

Ricota

A ricota faz bem para a saúde e ajuda a manter a forma

Entenda a relação da ricota com algumas situações, e como fazer o melhor uso dela nesses casos:

Ricota dieta: é super indicada para quem faz dietas restritivas de gorduras ou calorias, como dietas de emagrecimento, por exemplo. E não é por ser um queijo "de regime" que a ricota é ruim, como muitas pessoas acabam achando antes mesmo de provar alguma receita feita com ela, ou mesmo ingeri-la pura ou no pão integral. Por ser um queijo "neutro", ela é versátil no uso em receitas diversas.

Ricota lactose: a ricota não é indicada para pessoas que possuem intolerância à lactose, pois mesmo sendo feita do soro do queijo, ela é considerada um derivado do leite. O seu teor de lactose é de 3,6%. O consumo de substâncias com lactose por pessoas com intolerância à essa substância pode causar diversas reações, como diarreia ou prisão de ventre, inchaço abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão, como azia.

Ricota saúde: uma excelente aliada da boa alimentação, a ricota é excelente para ajudar a manter a forma - um pedaço médio dela tem por volta de 69 calorias, contra em média 121 calorias do queijo minas, por exemplo. Além de poucas calorias, ela tem baixo teor de gordura: em média 3,8 gramas contra quase dez gramas do queijo minas.

Ricota culinária: versátil, vai bem em pratos doces e salgados. Você pode fazer tortas, bolos, quiches, e muitas e muitas outras opções de receita com ricota. Coloque a sua imaginação para ajudar na cozinha, utilize a ricota,  e tenha certeza que a sua saúde e o seu corpo agradecerão!

1 comentário
  1. Posted by Raíssa

Deixe um comentário