Como fazer resumo de texto

Fazer o resumo de um texto é uma tarefa delicada. Ao resumir, você deve se preocupar em manter a essência da mensagem do autor para que quando alguém ler possa realmente entender o conteúdo.

Você deve expor em poucas palavras o que o autor disse de uma forma mais longa, separando o que é secundário ou não é essencial para que a idéia seja entendida.
Comece lendo atentamente o texto para que o assunto seja bem assimilado. Depois leia novamente quantas vezes forem necessárias para que você assimile as idéias principais do texto, sempre anotando e/ou grifando o que for mais relevante. E lembre-se: o resumo não é uma crítica, você deve deixar claro o a idéia do autor sem expressar sua opnião sobre o texto.

Por último e o mais importante: após terminar o resumo, leia atentamente o que você escreveu para ter certeza de que o resumo está de acordo com o texto original.

Se ainda restar dúvida sobre como fazer um resumo de texto leia o post Resumos de Livros. No post indicado você irá encontrar vários resumos de livros e, se por acaso você conhecer a obra que foi resumida, será mais fácil para você aprender como fazer um resumo.

Se você não tiver lido o objeto do resumo ou não tiver o livro, consulte os posts Download de Livros Grátis, com muitos livros para dowload, e Download de Ebooks Grátis, com muitos ebooks para download também.

Para quem não quer ou não gosta de livros eletrônicos a solução pode estar no site Estante Virtual, um portal que reúne livreiros, sebos e usuários vendendo livros, tudo centralizado em um único lugar.

Após ler estas dicas será impossível você não fazer um resumo de texto.

14 comentários
  1. Posted by jefter
  2. Posted by rafael
  3. Posted by ozelitha
  4. Posted by ozelitha
  5. Posted by jefferson
  6. Posted by ana lucia dos santos
  7. Posted by petra nascimento
  8. Posted by eu presiso de um site de resumo de texto pq eu não to com vontade de resumi manualmente alquem sabe me diser um site de resumo????
  9. Posted by marilene oliveira rios
  10. Posted by Maria do Ceu
  11. Posted by gorete
  12. Posted by roberlane
  13. Posted by marina
  14. Posted by carlos alberto rodrigues

Deixe um comentário