Alimentos com Proteínas

Sabemos dos benefícios de uma alimentação equilibrada e que contenha o máximo de nutrientes possíveis que ajudem nosso organismo a funcionar de maneira correta. Mas pouco se fala dos malefícios de uma alimentação desequilibrada, e do que a falta de determinadas substâncias pode acarretar ao nosso corpo. Um desses nutrientes importantíssimos é a proteína. Vários são os benefícios dela, mas a ausência de proteínas no corpo devido ao baixo consumo de alimentos com proteínas pode causar problemas. Vamos entender melhor?

O que são proteínas

Mas o que são proteínas e por que elas são tão importantes? As proteínas são substâncias fundamentais para o funcionamento do nosso organismo, e são encontradas em todas as estruturas do nosso corpo. Elas são formadas pela união de moléculas menores chamadas de aminoácidos. São conhecidos vinte tipos de aminoácidos, chamados aminoácidos essenciais, e embora o nosso organismo precise deles para produzir as proteínas do nosso corpo, não conseguimos produzir todos. Dessa forma, é necessário buscar os faltantes nos alimentos e suplementos.

Alimentos com proteína

Alimentos ricos em proteínas fazem bem para o organismo

Falta de proteínas no corpo humano

Como vimos, a proteína é super necessária para o nosso organismo. Mas o que acontece caso ocorra a falta de proteínas no corpo humano? A lista de problemas não é pequena...

Os principais problema que o baixo estoque de proteínas no organismo causa são:

- enfraquecimento do sistema imunológico

- dificuldade de cicatrização

- problemas no crescimento e desenvolvimento do corpo

- problemas cardíacos e respiratórios

- insuficiência renal e hepática

- inchaços

- reumatismo

- anemia

- queda de cabelos

- quebra de unhas

- enfraquecimento da pele

- depressão e ansiedade

- alterações de humor

- náuseas e dores de cabeça

Alimentos com proteínas

E qual a melhor maneira de evitar ou combater esses problemas? Caprichando na alimentação com proteínas!  Claro que se você não estiver se sentindo bem, apenas seu médico pode confirmar se os sintomas acima realmente estão ligados à falta de proteína ou a outros problemas de saúde, mas mesmo assim, você já pode modificar sua alimentação e lançar mão de mais alimentos que contenham essas substâncias.

Lista de alimentos com proteínas

Alguns alimentos possuem maior concentração de proteína do que outros. Conheça uma lista de alimentos com proteína que devem passar a fazer parte da sua rotina.

Alimentos com grande teor de proteínas

- Frango: 7g de proteína a cada 30g de frango

- Peixe: 7g de proteínas a cada 30g de peixe

- Carne vermelha magra: 7 g de proteínas a cada 30g de peixe

- Ovos: 3g de proteína por unidade

- Laticínios: quantidade varia conforme o produto

Alimentos com proteínas e carboidratos

Além das proteínas, os carboidratos também são importantíssimos. A nossa alimentação requer 60% de carboidratos, 25% de proteínas e o restante de gorduras para ser equilibrada. O carboidrato é fundamental para dar energia, principalmente para quem malha. Se ele faltar na hora do exercício, a pessoa vai se sentir fadigada. Portanto, não os corte da alimentação (exceto em casos específicos, como na Dieta da Proteína), apenas equilibre o consumo.

Alimentos com Proteínas

Dieta da Proteína ajuda a perder peso rapidamente

Dieta da Proteína

A Dieta da Proteína tem esse nome justamente por priorizar a proteína no cardápio e praticamente anular a presença dos carboidratos durante um certo período.

Nas primeiras duas semanas, no máximo 20g de carboidratos podem ser consumidas no total, o que desencadeia um processo em que o fígado converte gordura corporal em ácidos graxos e corpos cetônicos. Com isso, essas substâncias podem ser usadas pelo corpo como fonte de energia na falta dos carboidratos. Esse mecanismo é denominado cetose, e é essencial para o emagrecimento. Depois das duas primeiras semanas de dieta, já são permitidos no cardápio da dieta da proteína alguns alimentos além das proteínas, podendo atingir até 40g de carboidratos por dia.

Por ser assim restritiva, ela não pode ser feita por um período maior que trinta dias sem que haja uma pausa para o corpo se recuperar. Quer perder excesso de peso e ficar ainda mais linda? Tente a Dieta da Proteína!

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4 comentários
  1. Posted by LOURDES DE PAULA MORAES
  2. Posted by LOURDES DE PAULA MORAES
  3. Posted by Lucia Silva
  4. Posted by Beatriz

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