Alimentos Ricos em Proteinas

Uma das bases do nosso bem-estar é a boa alimentação. Uma alimentação equilibrada oferece os nutrientes necessários ao nosso organismo para que ele funcione corretamente e mantenhamos a boa forma. Mas muitas vezes erramos a mão e acabamos ganhando quilos extras e alguns problemas de saúde provenientes desse excesso muitas vezes de alimentos ricos em proteinas.

Dentre esses nutrientes, um dos mais importantes é a proteína. Mas como as proteínas agem no nosso corpo e por que elas são tão importantes assim?

Como a proteína age no organismo

A proteína é essencial para a alimentação. Por ter uma função construtora, ela é muito importante para o crescimento, a regeneração e renovação de células e tecidos, como os ossos, músculos, pele, cabelo e unha. Além disso, a proteína age no organismo produzindo enzimas, hormônios e anticorpos, que trabalham para garantir o melhor funcionamento de nosso organismo daí a importancia em consumir alimentos ricos em proteinas.

Papel Proteínas Organismo

O papel das proteínas no organismo, além de reparar e construir, é fornecer energia. Ora, mas esse não seria o papel dos carboidratos e lipídios? Primariamente, sim. Porém, quando essas duas substâncias não dão conta ou estão presentes em menor quantidade (por exemplo na Dieta da Proteína), entram as proteínas provenientes dos alimentos ricos em proteinas para fornecer o gás necessário.

Alimentos ricos em proteinas

Alimentos ricos em proteinas

Como a proteína age no músculo

Queridinha das pessoas que treinam e praticam atividades físicas, a proteína é essencial na construção dos músculos. Ingerida tanto na alimentação quanto por meio de suplementação, a proteína é importante para que não haja perda de massa magra nos exercícios. Por exemplo: durante a atividade física as fibras do tecido muscular se 'quebram' e a proteína as reconstrói". Na falta de carboidrato, que fornece energia, a proteína entra em ação e acaba sendo convertida em energia. Mas se o corpo estiver com um estoque baixo de proteína o corpo consome a massa magra, o que é errado.

Alimentos Ricos em Proteinas

Como você pode perceber, é muito importante ter a proteína incluída de maneira correta no cardápio. Boas fontes de proteína são os alimentos de origem animal, como carnes, laticínios e ovos, e vegetal, como soja, lentilha, feijão, grão-de-bico, e outros. Os suplementos alimentares devem ser usados sem exagero, pois a proteína excessiva pode causar problemas de saúde.

Tabela de alimentos ricos em Proteinas

A tabela de alimentos ricos em proteinas pode ajudar você a reformular seu cardápio e dar mais atenção a esse nutriente tão importante. Baixe, imprima, coloque na porta da geladeira, use a seu favor.

Alimentos ricos em proteinas

Alimentos ricos em proteinas

Dieta da Proteína

A proteína, além de tudo, ajuda você a perder peso também. O cardápio da dieta da proteína reduz muito os carboidratos da rotina diária, o que faz com que o corpo queime as reservas de gordura para obter energia.

A dieta da proteína funciona da seguinte forma: ela visa diminuir o consumo diário de carboidratos para o mínimo possível, substituindo-os por alimentos ricos em proteínas. Sem os carboidratos como fonte de energia, a glicose circulante no corpo diminui drasticamente. Isso força o organismo, que precisa dessa glicose como combustível das células, a começar a gastar as reservas de gordura para produzir a energia de que necessita. Dessa forma, a perda de peso é rápida. Porém, antes de iniciar essa dieta, é importante conversar com o seu médico, fazer os exames de rotina, e só depois iniciá-la.

Ecover-3d-Giovana-ebook-e1405719927964

Baixe E-book De Receitas Grátis

Receitas Que Emagrecem de maneira simples, fácil e rápida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

4 comentários
  1. Posted by sandra
  2. Posted by izabel
  3. Posted by ANACLARA RODRIGUES
  4. Posted by Altmann

Deixe um comentário

Ecover-3d-Giovana-ebook-e1405719927964

Baixe E-book De Receitas Grátis

Receitas Que Emagrecem de maneira simples, fácil e rápida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.