Dieta da Proteína

Dieta da Proteína

Existe uma infinidade de dietas, e cada uma delas tem uma finalidade: emagrecer rápido, perder barriga, contar calorias, e muitas outras possibilidades. Porém, uma delas faz bastante sucesso entre celebridades e mulheres em geral: a Dieta da Proteína.

Com promessa de emagrecimento rápido, a Dieta da Proteína pode ajudar a perder aqueles quilinhos extras antes das festas de final de ano.  Saiba mais sobre essa maravilha!

O que é a Dieta da Proteína?

A Dieta da Proteína foi criada pelo cardiologista americano Robert Atkins e ficou conhecida em todo o mundo, também sendo chamada de Dieta do Dr. Atkins. Sua principal meta é restringir severamente a ingestão do carboidrato em todas as refeições, priorizando o consumo de proteínas.

Nas primeiras duas semanas, no máximo 20g de fontes de carboidratos podem ser consumidas no total, o que desencadeia um processo em que o fígado converte gordura corporal em ácidos graxos e corpos cetônicos. Com isso, essas substâncias podem ser usadas pelo corpo como fonte de energia na falta dos carboidratos. Esse mecanismo é denominado cetose, e é essencial para o emagrecimento.

Dieta da Proteína

A Dieta da Proteína possui prós e contras; saiba mais

Depois das duas primeiras semanas da dieta, já são permitidos no cardápio alguns alimentos além das proteínas, podendo atingir até 40g de carboidratos por dia. O principal argumento do médico americano é que quando o organismo está em cetose, a fome simplesmente não existe, o que leva a uma perda de peso rápida por conta da menor ingestão de alimentos.

Como funciona a Dieta da Proteína

A dieta das proteínas aumenta o consumo de proteínas e diminui o de carboidratos. As proteínas demoram mais tempo a serem digeridas e absorvidas pelo organismo e, por isso, prolongam a sensação de saciedade e reduzem a vontade compulsiva de comer carboidratos e doces. Com a demora na digestão na dieta das proteínas, o organismo passa a usar a gordura armazenada para produzir energia, o que leva à perda de peso. Ou seja, a proteína afasta a fome por um período maior.

Riscos da Dieta da Proteína

A dieta da proteína não é recomendada para pessoas que praticam exercícios regularmente, justamente por causa do baixíssimo consumo de carboidratos. O nosso corpo utiliza esses carboidratos como combustível para essas atividades, e também para ajudar os músculos a se recuperarem do desgaste causado pelos exercícios. Ou seja, se você pratica atividades físicas, corre o risco de ficar sem energia e fraco.

Essa dieta não deve ser mantida por muito tempo. Por conta da extrema restrição aos carboidratos, que são essenciais ao organismo, recomenda-se fazer uso da dieta por 15 dias e, se houver necessidade e em casos muito especiais, prolongá-la por mais 15 dias, chegando a no máximo um mês. É importante que seja respeitado um intervalo entre um período e outro, e nesse intervalo você deve comer normalmente, inclusive carboidratos. Dê preferência aos carboidratos integrais, se possível.

Desvantagens da Dieta da Proteína

A restrição dos carboidratos na Dieta da Proteína pode causar dores de cabeça, náuseas, fraqueza, irritabilidade, sonolência, e baixa concentração. Além disso, é comum que a pessoa fique com mau hálito nesse período da dieta, por conta do aumento da produção de corpos cetônicos.

A dieta da proteína não restringe o consumo de gordura, o que pode levar ao aumento das concentrações de colesterol no seu organismo. Cuidado!

Antes de iniciar a dieta, procure seu médico e converse com ele sobre as condições de sua saúde.

Baixe E-book De Receitas Grátis

Receitas Que Emagrecem de maneira simples, fácil e rápida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

20 comentários
  1. joana
  2. Priscila
  3. eliane camargo de camargo
  4. Isabella
  5. Luani Sardes
  6. rosane
  7. Caroline
  8. andreia maria
  9. Walter Prado
  10. marta maria
  11. edson de lima peixinho
  12. Sandra
  13. creuza machado
  14. Ana Pains
  15. Marisa
  16. Deborah
  17. JOILSON
  18. Aline Oliveira
  19. leusa maria
  20. Lucia

Deixe um comentário