Pensão Alimentícia
A pensão alimentícia é um direito garantido pela justiça, mas existem muitas dúvidas quanto à sua aplicação.
A Pensão Alimentícia é diferente para cada caso que é aplicada, seja para a Pensão alimentícia para esposa ou pensão alimentícia para filhos.
O que e Pensão Alimentícia
A pensão alimentícia é uma quantia fixada pelo juiz e a ser atendida pelo responsável (pensioneiro), para manutenção dos filhos e ou do outro cônjuge. Para os fins do presente trabalho, interessa a pensão alimentar paga pelo pai aos filhos que atingem a maioridade.
O Código Civil de 2002 dispõe:
"Art. 1.701. A pessoa obrigada a suprir alimentos poderá pensionar o alimentando, ou dar-lhe hospedagem e sustento, sem prejuízo do dever de prestar o necessário à sua educação, quando menor".
Debates sobre a Pensão Alimentícia
Há um grande debate ético sobre a Pensão Alimentícia e sua adaptação aos dias atuais. Por isso a Lei garante também diversos meios de defesas e garantias tanto para o pensioneiro quanto para os pensionistas.
No caso dos conflitos e abusos, temos o exemploda Pensão Alimentícia para esposas:
A esposa só terá direito à pensão alimentícia caso prove ser incapaz de se sustentar após o divórcio. Por exemplo, uma mulher que nunca trabalhou fora, está despreparada para enfrentar o mercado de trabalho ou possui algum fator que a impossibilite de trabalhar.
Nos casos das mulheres que já trabalham fora e são autosuficientes, a Pensão Alimentícia dificilmente ocorrerá.
No caso da Pensão Alimentícia para os filhos, a questão é um tanto complexa.
Isso porque existe um grande número de mulheres que, a partir do recebimento da Pensão Alimentícia, não utilizam o dinheiro para o bem da criança. Porém, existe um fator na lei que protege o pai contra esse ato por parte de algumas mulheres.
O não conhecimento da Lei é o que dificulta as relações de Pensão Alimentícia. Existe um caso, por exemplo, onde o pai desconfiava que a mãe não utilizava a pensão em benefício da criança. Ele então decidiu, por si mesmo, parar de pagar a Pensão Alimentícia para seu filho e acabou preso.
Isso porque todos saber que o não pagamento da Pensão Alimentícia acarreta na prisão do obrigado até que pague sua dívida. Porém, o que muitos pais não sabem, é que ele pode EXIGIR da ex-esposa, através de um pedido ao Juiz, a comprovação mensal, por meio de notas fiscais, de que todo o dinheiro referente à Pensão Alimentícia está sendo aplicado para o bem da criança.
Quando o responsável deixa de pagar a pensão devida. Entra em cena a ferramenta apropriada para cobrar judicialmente essa pensão em atraso: o processo de execução de alimentos.
O Processo de Execução de Alimentos é considerado pela lei como medida assistencial e tem caráter de urgência e costuma ser processada de forma diferente das outras cobranças judiciais - e é justamente e caráter de urgência que permite a prisão do responsável que atrasa a pensão.
Porém, tem-se firmado um entendimento no qual o responsável só pode ficar preso se estiver devendo valor equivalente aos três últimos meses de pensão alimentícia.
Como entrar com um pedido de Pensão Alimentícia?
Se você deseja fazer o pedido de Pensão Alimentícia deverá contratar um advogado, que vai explicar e entrar com processos necessários.
Caso você não tenha dinheiro para pagar um advogado, pode entrar com o pedido pela Defensoria Pública de sua região, que fornecerá um Defensor Público para entrar com o pedido tanto da Pensão Alimentícia quanto da Execução de Alimentos de graça.

Baixe E-book De Receitas Grátis
Receitas Que Emagrecem de maneira simples, fácil e rápida!
hoje estou com dificuldades, meu marido parou de pagar a pensão pois neste momento estamos passaldo por dificuldades, antes era sõ a filha dele(de outro relacionamento), hoje temos tres filhas e estamos com dificuldades...ja foram atras dele, fizemos 1 acordo e não conseguimos cumprir, atualmente fizemos um novo acordo mais acabou sendo um pouco em vao,...preciso de uma luz para saber se ele tem como pedir uma reduçao na pensao pois minhas filhas estão passando por necessidades ( alimentaçao, educaçao etc...) existe uma igualdade entre as crianças
Boa noite!
Sou divorciado ha 8 anos, tenho um fiho de 21 anos, o qual mora fora desde os 16 por opcao propria, eu quem o sustenta independente de pensao...e 01 filha de 16 anos, que faz dois meses q veio morar comigo por opcao propria, mesmo assim pago pensao desde o inicio...gostaria de saber se pelo fato de minha filha estar morando comigo agora.....e o outro filho ja ser de maior(lembrando q ate hj e se deus quiser por muito tempo, eu sustento independente de pensao) se tenho o direito de pedir exoneracao da pensao. agradeco antecipadamente,,
Além do valor decretado pela justiça pensão alimentícia seja 30,20 %, o que mais posso exigir convênio médico e odontológico, auxilio escolar, medicação , Pis, férias, 13° sálário é possivel Grata !!!
meu filho moro com a mãe, ele tem 10 anos e ela trabalha.
nunca paguei pensão, pois sempre ajudei muito mais no que eu pude, alem de eu pagar, babá, colégio, a mãe dele não quer nem levar o garoto atè a babá, quer que eu também pague alguém para levar ele, gostaria de saber como dou entrada no recurso de pensão e quais documentos são necessários
quero tira umas duvidas sobre a pesão como eu tiro estas dividas obri
AS MADAMES DE PLANTAO QUE ACHAM QUE VAO CONSEGUIR PENSAO PARA VOCES MESMAS , ESTAO BEM ENGANADAS , A PENSAO ALIMENTICIA SO É CONSEDIDA PARA A MULHER OU EX MULHER , EM ALGUNS CASOS BEM ESPECIFICOS , NAO É UMA REGRA GERAL , SE O JUIZ VER E TIVER PROVAS DE QUE A MULHER TEM CONDIÇOES DE EXERCER ALGUMA PROFISSAO E QUER RECEBER DINHEIRO APENAS POR ACOMODAÇAO , VAI LEVAR UMA BELA DUMA MIJADA DO MAGISTRADO.......... CUIDEI DE UM CASO ASSIM , MULHER , 33 ANOS , SADIA , QUERIA RECEBER PENSAO DO MEU CLIENTE , JUNTEI PROVAS DE EX TRABALHOS DELA ANTES DE SE CASAR COM ELE , E LEVEI AO AUTOS DO PROCESSO, TAMBEM EXIGI QUE ELA FIZESSE UMA AVALIAÇAO MEDICA PARA VER SE SOFRIA DE ALGUMA EFERMIDADE QUE PUDESSE BARRAR A SUA DISPOSIÇAO PARA O TRABALHO , GRAÇAS A DEUS GANHEI A CAUSA , A MULHER QUERIA ME DAR UM TIRO. O QUE SUSTENTEI É QUE MUITAS MULHERES TEM CONDIÇOES SIM DE TRABALHAR , MAS POR ACOMODAÇAO OU VADIAGEM PREFEREM SER SUSTENTADAS POR EX MARIDOS , AINDA MAIS QUANDO ESTES ARRUMAM OUTRA , RESSALTO EM ALGUNS CASOS A EX COMPANHEIRA TEM DIREITO , MAS NAO É UMA REGRA GERAL.......
Vivi com uma mulher, com quem tivemos duas filhas, todas ja são maiores de idade, qual a posentagem a que tinho direito de dar penssão para ex-companheira ?
ola gostaria de saber se meu esposo pode pedir reduçao alimenticia pois paga 150 a ex mulher e 120 a outra que teve relaçao amorosa.Estou gravida de 5 meses moramos de aluguel e ja esta muito apertado para nos e oque mais preocupa e quando nascer o bebe .estou desempregada e gravida fica mais dificil temos que pagar nossa alimentaçao agua luz compra o necessario para o nosso filho...meu esposo procurou uma advogada que fechou o process e ela disse que nao podia fazer nada nem ao menos pedir para que a ex que ele teve um caso abra uma conta pois moramos em outra cidade e as vezes o dia do pagamento cai na semana e ele nao pode ir por conta do trabalho ele ganha um salario minimo
Olá, tenho um amigo que paga pensão alimentícia a filha dele, porém o mesmo irá se encostar pelo INSS. Sabe-se que este é um dinheiro que demora a sair e com certeza ele vai atrasar o pagamento da pensão.
Há alguma lei que o ampare neste momento?
O que ele deve fazer diante desse fato?
tenho uma filha de nove anos o pai não pagar a pensão desde 2009, agora conseguir um advogado e ele o pai também tem um advogado, eu ja pecebir que os dois tanto o advogado dele quanto o meu estão me enganando querendo entrar em acordo é querer pagar uma divida de 4.000 em 20 x eu não aceito, e meu advogado fala que o juiz vai fazer um acordo,na audiência gostaria de saber se isso esta na lei, pois, ja ouvir falar que não existir fiança me ajude por favor sobre isso.
Recebo pensão alimentícia de meu ex-marido de quem me divor - ciei em 1999, depois de 26 anos de casada.Hoje tenho 71 anos treis -ponte de safena, mal de Parkinson . Várias vezes ele vem insinuando que se ele quiser poderá diminuir minha pensão.É possível isto ocorrer.
Ola! Boa Tarde
Nunca paguei pensão, minha filha tem 15 anos sempre ajudei. Mais mãe dela resolveu
entrar como uma ação. Não teve audiência ainda o que faço contrato um advogado ou espero a audiência. Amo minha filhota só quero o melhor para ela.
Obrigado.
Minha filha vai fazer 14 anos e o pai dela nunca deu nada ele sempre falava q estava viajando p que ninguem encontresse,so q descobrir q ele esta trabalhando e morando bem perto so p nao dar pensao. O q faco p correr atras da pensao e do atraso?
Tenho quatro filhos, quando tive minha filha mais velha fazia faculdade, por isso parei de estudar por um período para cuidar dela e três anos depois fiquei grávida de gêmeos, desde então nunca mais consegui terminar meus estudos, depois dos gêmeos tive o caçulinha ai que complicou de vez, tinha que me dedicar aos filhos, marido e casa, porém meu ex marido era um homem muito ruim para mim, se eu pedisse dinheiro para fazer as unhas ele brigava comigo e olha que ele é um empresário muito bem sucedido, por isso quando o caçula fez sete meses comecei a trabalhar. Há três anos aconteceu o inevitável, me separei dele e fui morar de aluguel num apartamento com meus filhos, muitas coisas aconteceram, ele tirou meus filhos de mim e hoje me pede pensão, não tenho nem casa para morar, ele mora em mansão e ainda tem sitio de lazer de luxo, ando no carro da empresa que trabalho e ele de carro importado, sou assalariada e mesmo assim terei que responder a um processo absurdo desses. Ele se quer me deixa falar ao telefone com meus filhos, isso é justo?
Eu moro com uma pessoa não sou casada com ele legalmente eu tenho direito a pensão.
Tenho dois filhos uma menina de 14 anos e um menino de 16 anos, desde quando comecei a pagar a pensao que e de 1.308,78 , 30 por cento do meu salario bruto, mas fiquei sabendo que ela minha ex-esposa nunca repassa esse dinheiro para meus filhos. Pergunto o que eu devo fazer? Desde ja agradeço.
Tenho 48 anos, sou casada a trinta anos parei de trabalhar a 17 anos pra cuidar da minha filha agora com 27 anos tenho direito a pensão.
fui casada 30 anos, nunca trabeljei fora so cuidando dos filhods e dele e da casa ,hoje tenho 53 anos com proplemas renais coraçao hinpertensao, nao tenho estudo e luto na justiça pela minha pensao ja fais 20 dias que esta na vara da familia isso demora mesmo / pois estou passando por nesçecidades
Sou casada há 35 anos, meu marido saiu de casa há tres anos, separação por traiçao, trabalhei fora durante 30 anos, aposentei proporcional, não tenho condições de me manter com a aposentadoria, tenho depressão, sindrome do panico, glicose oscilante, ele mora no apartamento do meu filho que eu alugava como complemento da minha aposentadoria, há tres anos quiz separar e ele disse no forum que não ia me pagar PA, todas as contas ainda estão no nome dele, fui e sou humilhada por ele. agora quer separar e não quer me dar PA e ainda quer que eu alugue minha casa e va morar numa casa alugada, tipo pra se livrar de uma PA. O que devo fazer?
Olá, tudo bem?
Engravidei de meu namorado, minha filha hoje tem 8 meses. Ele vem dando a alimentação da menina mas, eu fico tendo que adular ele, ele compra as coisas aos poucos, tenho que estar correndo atrás dele pra ele da as coisas que estão faltando, já cheguei no meu limite. Eu moro com meus paid, atualmente trabalho, tenho 22 anos, o pai de minha filha tem 28 e trabalha por conta própria (autônomo) ele tem conta de pessoa jurídica como micro empreendedor. Eu recebo pensão alimentícia com os mesmos direitos dele tendo carteira assinada? Ele comprou um carro a pouco tempo e colocou no nome da irmã, minha filha tem algum direito sobre isso?
Desde já agradeço a atenção!
Minha irmã mais velha casou-se aos 21 anos, com um rapaz que já tinha dois filhos menores de outro relacionamento, ela parou de estudar e se dedicou só a casa e a educação dos enteados, depois teve mais três filhos que hoje são todos de maiores, aos 19 anos de casado houve o divórcio, o seu ex-marido está pagando pensão só que agora ele decidiu que vai para de pagar ela está com 51 anos e nunca trabalhou fora, ela não tem direito a pensão?
Ola,tenho uma filha de dois anos e cinco meses,estou me separando do pai dela pois o mesmo faz uso de drogas e ja me agrediu uma vez,dei queixa dele.Ele nao quer se separar,e quando nao esta usando drogas é um marido excelente,mas nao quero continuar nessa vida.Nao somos casados no papel,apenas moramos juntos.Mas eu deixei de trabalhar quando minha filha nasceu para me dedicar a ela,ele e a filha dele de outro relcionamento.Ele é pensionista do INSS pois a ex mulher dele faleceu e ela tinha seguro de vida.O salario dele é mais de $ 4.000,00 por mes fora a pensao de $ 840,00 e ele nao da pensao para a outra filha.Gostaria de saber se eu tenho direito a pensao,pois nao tenho nem casa para morar e eu é quem vou ficar com minha filha menor.Sei que ela tem direito,mas quero saber se eu tambem tenho.Obrigada
minha ex entrou com pedido de pensao ate ae tudo bem mas ela esta realmente com interreses em plr e ferias oque ela mesma citou o que realmente ela tem por direito??
Sou divorciada ha 12 anos.
Recebo pensão alimentícia, na época foi por
ter vivido vinte e cinco anos,dedicado ao marido,filhos,lar.Foi traida varias vezes e ate com a propria sobrinha ele teve caso. Tive e ainda tenho Depressão e não trabalho. Hoje tenho 56 anos e ele quer retirar a pensão. .Ele pode fazer isso e o que devo fazer...
Olá meu nome é Marisa sou casada tenho uma filha de 2 ano .antes de eu conhecer meu marido ele já tinha um filho com outra mulher ele dava as coisas por menino mais a mãe dele não aceitava .e por isso ele parou de nada .e ela tbm impediu o pai de ver o filho já faz três anos que ele não via o menino.e agora ela só resolveu deixa ele ver o menino pq ele ta doente apareceu um tomo na barriga que atravessou-o.e por isso ela resolveu conta pra ele .mais no momento ele não tá trabalhando de carteira assinada.ele está trabalhando de autônomo e ganhar 350 e com esse dinheiro pagar aluguel que é 180 faz feira e enquanto não arrumar um trabalho de carteira assinada ele dá 75 reais por menino.por que ele tem uma filha comigo ai eu gostaria de saber quanto ele tem que dá por menino
Para quem estiver interessado, existe esse aplicativo Android gratuito que faz a simulação do cálculo da pensão considerando salário liquido, salário bruto ou em salários mínimos.
https://play.google.com/store/apps/details?id=simuladorpensao.com&hl=pt_BR
Esse direito vale para os homens também. Tenho uma amiga que paga pensão pois ele nunca trabalhou.
Marcelo do comentario que começa com "AS MADAMES DE PLANTAO" como entro em contato com vc?
Estou me divorciando e preciso de um bom adv.
estou divorciada desde 2001, tenho direito a pensao, mas agora estou com 47 anos nao consigo mais arrumar trabalho, estou com problemae de saude, e meu ex marido quer tirar minha pensao, ele pode tirar a pa? poderia me responder por email por favor?
Olá. ..tem 3 meses que me separei tenho dois filhos um 3 e outra 9 anos ,11 morando junto cmele . .Não trabalho porque não tenho condições de pagar uma pessoa pr cuida deles. .euu Sei que as crianças têm direito a PA. .eu um quero saber se tenho esse msm direito e por quanto tempo? ?? Obrigada
Sou casada há 4 anos e vivo com meu marido a 15 anos. Temos 2 filhas uma de 11 e outa de 7. Ele paga pensão para os filhos de 33%. Sabemos que a ex-mulher ganha hoje 2x mais que ele pois subiu de cargo. Hoje ele ganha bem menos que ela e continua pagando 33. A filha hoje tem 21 anos e esta no ultimo ano faculdade já fazendo estagio remunerado e o filho tem 18 anos. Nós estamos em dificuldades financeiras pq. perdi emprego. Pagamos escola particular para nossas filhas e nem estamos conseguindo pagar convenio medico. A pensão alimenticia foi feita ]há 17 anos atras e ele con tinua no mesmo emprego. Ambos são funcionario público.Será que conseguimos pedir redução? Grata pela atenção.
Boa tarde, minha duvida é a seguinte, fui casada 11 anos e sou divorciada a 8 anos, recebo pensão alimenticia que esta em nome de minha filha mais velha que completou 18 anos e que recentemente foi morar com o namorado, não sei se devo transferir a pensão para o nome do meu filho menor de 13 anos. Como devo proceder neste caso, vou a um advogado publico e faço a transferencia, ou não é necessário já que são filhos do mesmo pai, e automaticamente passaria o direito para meu filho menor.
oi boa tarde!!tenho um relacionamento a mais de 19 anos,tenho um filho de 11 anos com essa pessoa,mas eu so possuo um documeno de união estavel,porem devido discusões entre a familia dele comigo pq ele e usuario de drogas e a familia por eu não aceitar esse vicio ficam contra mim então ele resolveu sair de casa. como fica minha situação nessa ele e socio com o o irmão em uma firma a mais de 30 anos,o nosso carro vim saber agora que esta no nome da firma,possuo um documento que consta so o nome do irmão dele,são 2 terrenos um que existe uma firma funcionando o outro terreno diz ele que esta no nome dele,agora estou no aguardo do documento certidão de interio teor da matricula,so não peuei ainda pq tem um custo..o Sr pode me orientar por favor,ele sempre me dizia que eu não precisaria mais trabalhar pq eu era esposa de empresario..com tudo ele me disse que e funcionario da empresa e tem carteira registrada como faço agora...dormi com o inimigo por 19 anos!!!obs:nossa casa e financiada falta 3 anos para quitar e o carro não tenho direito a nada nessa?por favor aguardo respostas se puder um abraço.
Oi...meu pai saiu de casa faz seis meses. Ele e minha mae foram casados ha 30 anosem comunhao parcial de bens...ele nunca nos deu nenhuma ajuda...ela tem 53anos e nunca trabalhou...nao tem filhos menor de idade...gostaria de saber se ea tem direito a pensao...
Bom dia,
Estou grávida, desempregada e meu namorado tem filhos com a ex, em uma conversa ele me disse que se informou e caso nosso relacionamento não dê certo, ele não seria obrigado a pagar pensão às 2, mas que o juiz determinaria um valor que seria dividido entre os filhos, principalmente se ele alegar que não tem condição de arcar! Isto procede? Ou ele seria sim obrigado a pagar a pensão necessaria devida aos filhos?
Quando me casei era funcionária da FEDF,estava entrando na faculdade,isso há 30 anos com 22 anos,larguei tudo pois meu marido era de outro estado,não aceitou morar aqui,disse pra eu largar emprego,faculdade e me dedicar ao lar e aos filhos.No ano que completamos bodas de prata em 2009,descobri que ele tinha uma amante,causa da separação.Faço tratamento para depressão tomo 3 tipos de remédios controlados,não consigo emprego por falta de qualificação,depressão,fiz uma cirurgia no joelho que dificultou mais ainda.Ele me dá uma pensão de 2000 reais,na época ficou acordado que ele continuaria com meu plano de saúde pois ele é funcionário da FNS trabalha como odontólogo,tem consultório particular e presta serviço a uma prefeitura do interior onde tem mais uma renda como dentista do saúde da família,ou seja, ganha bem.Só que ele me tirou do plano,inclusive isto está no processo de divórcio.Há 5 anos sem aumentar nada ,minha filha de 12 anos mora comigo,diante das dificuldades já citadas e com a menor nossa filha,como posso pedir uma ajuda a mais já que ele se nega dizendo que ganho mais do que devia.Tenho como provar meu tratamento para depressão,com esse dinheiro pago minha casa,despesas normais de toda casa alimentação,mas suprir vestimentas e tudo que precisa uma adolescente de 12 anos tá muito difícil.
a justica decretou p o pai do meu filho pagar a pensao so q ele n cumpre datas e quando tras traz incompleto no dia q ele quizer. nao posso fazer nada enquanto nao completar tres meses q ele n pague? acho injusto pois como fica a crianca durante esse tempo.quero saber se ha algo q posso fazer p nao ter q esperar esses 3 meses.
eu tenho vinte anos meu pai é funcionário público ele quer tirar minha pensão ele pode eu não trabalho
Moro com um homem a 27 anos tenho 4 filhos com ele dois ainda são de menor tenho problema de pressão alta me separando dele tenho direito a pensão nunca trabalhei fora.
Bom dia !estou separada do meu ex a 4 meses não samos casados .vivíamos a 11 anos juntos. E por decisão dele gostaria de me dar uma pensão, mas tudo legalmente isso é pocivel.
meu marido tem uma divida de pensão alimenticia porque perdeu o emprego e diminuiu o valor da pensão que era descontada diretamente do salario ,fazendo bicos pssou a pagar menos mas ficou um tempinho sem pagar e a mulher entrou na justiça ,o oficial que veio em casa disse que era para ele acertar a diferença do valor ,a filha ja tem desoito anos agora e é casada ,e quer tirar o processo a divida ta em 35 mil reais ela pode tirar sem ter que pagar a advogada que entrou com o precesso,e se tem que pagar qual o valor a ser pago para a advogada.ou ela pode tirar atraves de outro advogado?
Mulher que sofreu agressões físicas e abuso moral do ex, e em razão disso está com depressão e não trabalha pode pedir pensão alimentícia?
Oi. Estou a 4 meses casada meu marido disse que vai entrar com o pedido de divórcio. Completei agora 18 anos ainda estudo. Quero saber: nunca trabalhei eu tenho/possQuero saber se posso ou tenho direito de pedir pensão?
Bom dia gostaria de saber se minha filha tem direito a pensão ela mora junto com seu marido e já e mãe ela tem 17 anos e ele vai fazer 18 pois estou com duvidas quanto a isso ela não e casada nos papeis mais já mora com.ele a três anos desde já agradeço
Ola Boa Tarde Minha mãe colocou meu pai na justiça para pagar a pensão, só que ele só pagou alguns meses e pagava quando queria ja faz uns 6, 7 anos mais ou menos que ele não paga eu ja tenho 21 posso ir na justiça para ele pagar esses atrasados ?
Bom dia, quem paga pensão alimentícia determinado pelo o juiz, pode pedir as contas do trabalho?
Olá boa noite estou casada a 9 anos com dois anos de casada tive um bebê ele nasceu com problema cardíaco ficou 3 meses no hospital assim que nasceu e veio a óbito, meu marido começou a me trair nessa época que estava no hospital com meu bebê descobri a tentei perduar hoje tenho 2 filhos moro de aluguel casei com comunhão de bens, queria saber oque tenho direito
Queria saber se meu esposo tem que pagar pensão para minha enteada de 18 anos mora com um rapaz e trabalha de carteira assinada filho homem perde a pensão com quantos anos.
Oi eu tenho 2 filhos do meu primeiro casamento so que um mora comigo e o outro mora com minha ex sogra e meu ex ganha bem e paga so 15 porcento de pensao antes ele nao tinha servico agora tem e ganha bem posso pedir revisao de pensao mesmo eu tendo um filho comigo vc pode me responder isso
Olá tenho 35 anos e sou casada à cinco anos pois meu marido resolver ir embora me deixando dois filho pago aluguel e estou desempregada ele quer apenas pagar o aluguel e como vou manter as crianças ele pode fazer isto estou desesperada me ajudem isso tá certo ou posso colocar na justiça como abandono de lar
bom dia!
minha filha é menor e não quer morar com migo e nem com a mãe dela, quer morar com a amiga da mãe dela que mora em frente para cuidar do filho dessa mulher posso dizer que isso é uma forma de trabalho! eu não concordo e posso parar de pagar a pensão dela já que já toma as decisões próprias?
meu marido é separado a mas de 14 anos desse casamento tem 2 filhos um de 29 e outro de 32 que ainda paga penção para a es e os filhos sera que pode pedir a exoneração dessa penção aguardo anciosa por uma resposta
Sou casada ha 26 anos e descobri que meu marido tem outra mulher e tenho provas... estou com 52 anos e nunca trabalhei fora depois de casada. Será que tenho direito a pensão alimentícia?
ola !! Bom gostaria muito que me tirassem uma dúvida ?? O meu ex marido ficou muitos anos sem trabalhar , e agora voltou a trabalhar com carteira assinada e tudo mais , está ganhando bem !! Agora gostaria de saber como faço para que a penssao seja descontada do próprio ulerite dele . Tipo ao cair o pagamento dele, a própria empresa já envia o valor na conta aberta que o próprio juiz solicitou , resumindo para que tudo isso seja feito eu tenho que fornecer o endereço da empresa que meu ex marido trabalha . Pois sendo verdade que ele está trabalhando e ganhando bem , mas não tenho o endereço da empresa para fornecer para que esse processo de desconto de penssao alimenticia no ulerite dele . Por favor me ajudem !!
Bom sou casado tenho um filho minha mulher quer a pensão alimentícia sendo que moramos junto
Ela pode pedir a pensão alimentícia se o divórcio mesmo eu morando junto e pagando as dispensas de casa
Alguém pode tirar está dúvida obrigado
O rapais morou comigo 4 anos me deixou. Nao tivemos filhos e nem fomos casados gostaria de saber se tenho direito a pensão?
Se eu largo do meu marido ele da pencao e tem um filho fora do casamento aí e uma pencao cada um ou nao
Boa noite, estou gravida de 25 semanas,porém ,não estou mais com o pai da minha filha desde os 3 meses e meio, e ele não me ajuda com nada e nem mostra enteresse em ajudar, por tanto gostaria de saber meus direitos ou melhor ,da minha filha , ele alega q ñ trabalha e ñ tem como ajuda, e ele tem um filho de 3 anos fora de sp , e ja tem processo com esse filho e o msm esta com pensão atrasada a 10 meses, eu tenho uma filha de 5 anos do meu primeiro casamento , porém ñ foi necessário processo judicial , pq o pai sempre foi mto presente e nunca deixou falta nada, ñ me paga pensão (ou seja,ñ me da dinheiro) porém mantém as coisas q ela precisa em dia,e isso p mim ja basta, no caso do pai da minha bebe q esta p chega em novembro , quais os recurso q posso recorrer? Pois ja tentei entrar em um acordo com ele, p ele compra as coisa e trazer, ou me ajudar cm alguma quantia, desde q haja interesse em me ajudar,mais ele so sabe dizer q não tem como, e querendo ou não, minha filha precisa das coisas qnd nasce! Me ajude pfv ,o q devo fazer?
BOA NOITE, TENHO UMA FILHA DE 21 ANOS CASADA MARITALMENTE E MAE DE UM FILHO, QDO MENOR TINHA UM ACORDO JUDICIAL DE PAGTO DE PENSÃO E PAREI DE PAGAR, HOJE ELA TEM O DIREITO DE RECLAMAR ESSES ATRASADOS. OBRIGADO
Olá, tenho um filho de 8 anos que não foi registrado pelo pai e nunca ajudou, como Fasso para correr atrás desses direito do meu filho?
Bom dia! Pago pensão alimentícia a minha ex-esposa que alegou perante o juiz que era doente e que não trabalhava, o que não é verdade. Gostaria de saber se ao me aposentar, devo continuar pagando a pensão? Gratos.
se meu ex marido ta preso e nunca teve registo em carteira de trabalho e muito menos documentos nenhum com ele , o que faser para ser paga a pensao
tenho um filho de 15 anos, ele pode exigir a pensão ou quem tem que exigir sou eu? A mae dele nao paga a pensao alimenticia e ele nescecita da pensão
Morei por nove anos com pai d meus filhos. Nao casamos pois eu ja era separada judicialmente tinha ja minha casa. Porem no primeiro casamento nao tive filhos. Sempre trabalhei e tenho forcas p isto ainda. No entanto tenho dois pequenos 3 e 8 o pai me traiu e a dois anos foi embora com outra e com 15 dias q foi embora veio me bateu com a atual mulher na frente d filhos e vizinhos q ajudaram a expulsar o casal fiz maria da penha. Ele foi processado. Porem nunca recebi pensao p meninos ele neste momento quer tirar a casa e nunca fica com os filhos p nada. Nao temos parentes perto e nao estou conseguindo trabalho. Pois toda vez q entro no emprego. Tenho muitas faltas pois apesar do pai trabalhar anoite e morar na mesma cidade ele nao leva nao busca na escola. Nem mesmo qdo ficam doente. Nao da remedios leite nada. Ele ganha muito bem e paga aluguel 500 reais por mes contra o salario de 2700. Agua luz incluso no aluguel. Ele trabalha daa 18 30 as 00 00 hrs ou seja tem tempo d ajudar com as criancas levar p escola e tudo p eu poder trabalhar. Mas ele nao q saber. Pergunto posso pedir pensao p meus filhos e p minhas despesas. Veja bem quero a colaboracao dele. Estou vivendo d dificuldades p falta s ajuda no cuidado d meninos. Meus filhos nao passam fome mas eu fico sem muitas coisas e vontades p dar aos meus filhos. To ficando sem saber oq fazer. Minha cabeca ta pirando me ajude p favor.
Tenho uma irmã que recebe uma pensão, ela já tem 27 anos e trabalha , queria me informar como seria para o meu pai tirar essa pensão dela . Se a lei ainda obriga ele a pagar .
Minha mãe pediu pensão alimentícia e meu pai paga ela, porém eles ainda vivem juntos.caso meu pai morra, minha mãe tem direito ao salário dele?
Oi sou a Andressa tenho 21 anos não sou casada oficialmente só moro junto tenho 3 filhos e meu pai nunca me pagou pensão tenho direito de pedi pensão?
Minhas condições não são as melhores tenho epilepsia e não posso trabalha,pois ninguém quer me contratar por causa da doença.
Me ajude por favor.
Desde ja obrigado
Oi gostaria de uma ajuda meu es marido e aposentado pelo nss e pela pm botei no juiz pra paga pensão o juiz deu 30 por c da pm eu recebo certinho a dez meses mais do nss não e eli tem outra filha de maior que recebe a pensão das duas aposentadoria eu falo com a minha sdevogada maus ela fala que e assim demora e wue tenho de i atraz no nss o que tenho de fazer.
eu concordo que o pai tenha que pagar pensão alimentícia pro filho de menor ou até os 24 anos se for fazer faculdade.
o que eu não concordo é que filho que tem epilepsia e consegue se controlar tomando remedio controlado que o posto fornece e o filho atingir a maioridade e a mãe exigir que o pai pague pro resto da sabeendo que a epilepisia tem tratamento e que tem uma vida saudável e não é considerada incaaz para o trabalho.
tive uma filha com um homem a 17 anos atras ,coloquei ele na justiça quando minha filha tinha 2 anos de idade,ele nunca a viu, nunca mais teve contato conosco depois disso, recebo o pagamento da pensão através do banco, ele é bem de vida trabalha em uma multinacional ,casado e tem três filhos que são de maioridade ,minha filha é a casula vai completar 18 anos ,hoje moramos em outro estado e nunca mais tive contato com ele;minha duvida é se ele pode parar de pagar a pensão para minha filha sem aviso ,já que não sabe do nosso paradeiro,minha filha está terminando o ginásio e pretende fazer faculdade de veterinária ,quero saber se ele tem como parar de pagar a pensão sem nos comunicar ,ou se eu tenho que entrar já com algum recurso ante a justiça por causa da faculdade dela pois sem esse dinheiro será impossível ela fazer a faculdade ;eu tenho como fazer alguma coisa na justiça aqui na cidade onde vivo atualmente? ou tem que ser na cidade onde tudo foi feito no mesmo forum ?por favor me ajudem nessa dúvida,aguardo uma resposta
Tenho um filho do primeiro casamento, e depois mantive uma relação estável por dois anos. Minha renda liquida é de aproximadamente 1800,00 e do meu ex conjugue é de aproximadamente 4000,00.
Com a separação fiquei com às contas dos cartões de crédito que eram todos no meu nome. Mudei de endereço para diminuir o aluguel que agora é de 700,00 e a escola do meu filho é de 550,00. Sobra pouco mais de 500,00 para passar o mês e ainda tem as contas dos cartões como disse...
Será que consigo pensão temporária do meu último marido?
Minha ex mulher esta morando na minha casa que e no terreno do meu pai pois o terreno e casa esta no nome dele pois ele deixo ela morra lá sem minha permissão mesmo assim eu sou obrigado a pagar pensão
Olá quero saber sobre pensão.. Tenho duas filhas uma de 7 e outra de 9 anos...e ele tem um filho fora do casamento ..quero saber se esses 30% é dividido entre o outro filho dele.
Boa Noite!
Queria saber um pouco sobre pensão alimentícia. Coloquei o pai da minha filha na justiça por pensão alimentícia, ele é taxista. Tivemos a primeira audiência, que foi a conciliação, mas no caso não acetei o valor que ele queria pagar, que foi R$200,00. A conciliadora então passou o processo pro juiz. No caso quanto eu e ele somos pela defensoria pública. Gostaria de saber se na hora da audiência vai ter um advogado me defendendo? Se antes da audiência a defensoria vai me chamar pra conversar comigo pra saber do meu caso? Também queria saber se as minhas testemunhas vão junto comigo?
E queria saber também quem vai determinar o valor, se no caso o pai ou juiz? Queria saber se é 10, 20 ou 30% do valor que ele ganha? Ele tem uma filha de 6 anos, mas mora com ele e a esposa. Obrigada!
Minha Filha morou comigo por 7 anos, agora com 15 anos, foi morar com a Mãe dela.
Porém, entraram com pedido de pensão contra mim.
Minha Pergunta: Eu nunca entrei com pedido de pensão contra a Mãe de minha Filha, como fica isso?
A Mãe nunca pagou nada.
O que de fazer?
Aguardo.
O brigado.
Ola, tenho 16 anos moro com minha mãe e meu padrasto. Não conheço meu pai, gostaria de saber como faço para por conta propria dar entrada no pedido de pensão alimenticia? Lembrando que tenho 16 anos, minha mãe não quer que entrar com o pedido então terei que começar por conta própria
tenho um filho de 1 ano com uma pessoa o salario dele é de 1200 eu nuncas trabelhei tenho dificuldade pra entrar no mercado de trabalho ele paga o aluguel onde moro com nosso filho ele paga o aluguel e compra algumas coisas pro nosso filho tipo flauda massa leite roupa e tras minha fera sendo que ele dis que não tem obrigação de pagar o aluguel nem de me dar a fera gostaria de saber se ele não tem obrigação mesmo.
olá boa noite meu marido é separado e esta em processo de divorcio desde que separou ele pagava pensão de R$500.00 em dezembro ela veio morar com ele ai ele parou de manda pois a filha esta sob a responsabilidade dele mais em julho ela resolveu morar com a mãe so que ele recebe salário base deR$1200.00 e com cargo comissionado ganha um pouco mais so que ano que vem ele entrega o cargo e a ex esposa quer uma pensão de 30% para as duas vai ser 60% só que ele deixou casa medade do sitio moto e o restaurante que possuiam ela é uma pessoa sádia e forte apenas dois anos mais velha que eu mais alega ter problemas mentais desde julho meu marido quis mandar R$200.00 pra filha se manter com as coisa dela só que a mãe embargou e falou que não receber nada dele so em juizo gostaria de saber quanto é estipulado para ele pagar (ela vendeu o restaurante) sem mesmo espera o divorcio que era pra tirar o sustento dela e da filha tenho medo que ela peça a prisão dele o que ele deve fazer quanto de pensão ele tem que.
boa tarde o pai da minha filha estava pagando 20% dos rendimentos conforme foi determinado pela juiza, porem saiu de um emprego indo direto para outro, da recisao dele foi descontado os 20%, gostaria de saber se esse valor da recisao vale como pagamentos de alguns meses ja que foi maior do que o que era depositado por mês ou se ja que ele ja esta de carteira assinada deve continuar pagando normalmente, e ele esta se negando a entregar o documento da pensao no novo trabalho e eu nao sei o endereço do mesmo. queria saber como devo agir.
Desde ja agradeço!!
Minha conjugue foi embora pra outra cidade, e já está morando com outro homem, porém não saiu o divórcio, mas ela deu entrada e exige que eu pague a pensão mais os meses que ela foi embora. O divórcio não saiu ainda.. Eu tenho que pagar esses atrasado? Pois faz cinco meses que ela se foi e não deu notícias de como está a criança..
Gostaria de saber depois que um juiz, determina o pagamento da pensão, provisória, na audiência de conciliação, eu fiz uma proposta e não foi aceita pela outra parte, tem limite de tempo para qua haja a audiência para definir oo valor ou a audiência pode demorar muitos meses ou mais de ano.
Vivo a 16 anos com meu companheiro.Mas ele esta querendo separar.trabalhei duro para criar meus filhos e os dele.costurei durante todos estes anos ,juntei dinheiro para podermos comprar um ap.agora ele quer separar vender o ap .tudo bem .mais com o tempo meu joelho direito nao suportou tanto movimento.ja nao posso mais costurar pois afetou a coluna tambem.nao tenho plano de saude e nem inss. Quando preciso de ajuda medica tenho que contar vom a boa vontade de terceiro. Sei com estes problemas. Tpdos mais a idade que e de 56 anos nao vou trt como conceguir trabalhar.Ate fiz um curso de protese dentaria mas nem estagio concegui devido a idade.mesmo vendendo o ap nao da para comprar mais nada pois o valor nao e tao grande.tenho contrato de uniao estavel registrado em cartorio.Sera que teria direito a pensão alimenticia?
Minha Ex Mulher mora na USA , ela pode entrar com ação com pensão alimentícia mesmo eu não podendo ter a visita deles nem velos? Como fica isso. Obrigado!
Sou separada do meu ex marido a 11 anos e tenho 2 filhos com ele!um mora comigo e o outro com a mae dele...
Logo depois da separação ele casou novamente e tem uma filha,a minha filha ficou com ela por que quando a tive peguei uma infecção hospitalar e fiquei por muito tempo duente e enternada...
So q ele não dar nada pra nenhum dos dois nrm sequer procura eles e eu estou desempregada e pedir ajuda a ele e ele foi muito inguinorante comigo e mim falou q se eu procurar a justica ele vai cortar o nome do meu filho do plano de saude do pai dele...
O que eu faço?
Mim der uma solução?
Olá,Boa Tarde Marcelo,morei com o meu marido amigada por nove anos e oito mese,tenho dois filhos com e sempre tratei da filha que tem de um outro relacionamento como se fosse minha própria filha,agora ele abandonou o lar e me deixou doente estou com os hormonios da tirode alterado,sempre trabalhei mas depois que descobrir esse problema nao conseguir trabalhar mais,por causa da minha tremedera,pernas enchadas direto,queda de cabelo,coseira pelo corpo e um calor imenso,quero saber qual são os meus direitos se ele tem que pagar pensão só para as crianças,ou tem que pagar também para mim,pois ele falar que não tem que pagar nada para mim.Obrigada pela sua Atenção.
Olá boa tarde eu não trabalho mais trabalho por conta a mãe do meu filho trabalha registrado Eu tenho um filho 18 anos eu pago a pensão de r$ 300 dificuldade pra mim porque eu moro com meus pais tá certo isso pagar esse valor obrigado
Olá boa tarde eu não trabalho mais trabalho por conta a mãe do meu filho trabalha registrado Eu tenho um filho 08 anos eu pago a pensão de r$ 300 dificuldade pra mim porque eu moro com meus pais tá certo isso pagar esse valor obrigado
Tenho bebê 10 meses pai dele paga 250 e caminhoneiro registrado tenho pagar o olhar bebê p trabalhar fora as despesas convênio ele alega q ganho pouco carteira mais todos sabem o ar ganha um caminhoneiro ganham por fora tem como fazer quebra sigilo bancário? Tenho como provar q ele ganha mais ele tem 3 caminhões um carro um barco e uma moto grata
Boa tarde estou com duvidas, meu filho tinha 17 anos ele engravidou uma menina de 14 anos, bom foram morar juntos pois não deu certo ele hoje tem 20 anos e a mãe de sua filha tem 16, bom gostaria de saber se ele terá que pagar pensão pra filha dele e para a ex namorada grata no aguardo de contato com urgência...
Olá meu nome e Silvania eu estou com meu marido desde 2008 oficializados o casamento em Junho de 2015 no dia do meu casamento eu me traiu com outra mulher e nossa vida virou um inferno. Quero me separar mas estou desempregada e terminando a faculdade pego 7 aulas por semana e tenho aula durante o dia. Enfim não tem como trabalhar agora até finalizar a faculdade. Nesse período eu posso receber uma pensão ou ajuda de custo até eu formar? Lembrando que fiquei doente desenvolvi depressão e síndrome do pânico.
Boa tarde tenho uma filha de 13 anos pago pensão descontada folha os valores eram variados em R $350 a R $550 faz dois meses que estou desempregado e hoje recebi uma ligação da tia da mãe da minha filha dizendo que o dinheiro nunca era repassado para ela pois minha filha mora com ela não com a mãe e também fui informado que a mãe vai recorrer da pensão se eu depositar na conta dela queria saber se a minha filha de treze anos pode testemunha ou ser ouvida no fórum no dia da audiência a meu favor neste caso pois a tia naw irá pois tem medo da sobrinha ficar com raiva dela vcs podem mim orientar desde de ja agradeço?
Boa noite, gostaria de uma informação, recebo uma pensão alimentícia do meu ex-marido, que é descontado dele todo o mês, pois ele é funcionário estadual.
Pergunta: Já tenho 72 anos e nunca trabalhei, pois ele nunca deixou. Gostaria de me aposentar por idade, pois, o INSS permite pessoas com 70 anos, mesmo sem contribuição durante o período,
Sei que existe uma determinação do INSS, que não pode haver o pagamento de dois benefícios, mas a pensão não é gerida pelo o sistema do INSS e sim pelo o estado, pois ele é funcionário estadual.
Obrigada, fico no aguardo.
Maria Antonieta
Meu filho recebe pensão a 8 anos, e descontada em folha de pagamento faz 4 meses, ele tem direito no 13% ! Mais é sobre esses 4 meses ou normal?
MEU EX MARIDO NAO PAGA PENSAO PARA MINHA FILHA DE 10ANOS HA QUASE DOIS ANOS ,DESDE QUANDO COMEÇOU A PAGAR SAIU DO EMPREGO E NAO CONSEGUIU MAIS TRABALHO ,DIZEM Q NAO QUER E NEM PROCURA PQ SUA ATUAL MULHER NAO QUER Q ELE PAGUE PENSAO PARA SUA UNICA FILHA E POR ISSO SUSTENTA ELE E ELE SE ACOMODOU NAO TRABALHA E EMORO DE ALUGUEL COM MINHA FILHA SOZINHA,GANHO SALARIO MINIMO E DESDE ENTAO VIVEMOS ASSIM.A JUSTIFICATIVA DELE É Q NAO TEM EMPREGO .JA ME DIVORCIEI E ELE DESDE QD ME DIVORCIEI ELE NAO TRABALHA.ACHO UM ABSURDO TER Q IR NA JUSTIÇA .PENA Q NAO TENHO CONDIÇOES DE PAGAR ADVOGADO E TENHO Q ESPERAR A DEFENSORIA PUBLICA E DEMORA DEMAIS.
Ola,boa tatde.
Pago pensao alimenticia para duas filhas.so que tenho atrasado porque trabalho de ajudante de pedreiro e ja faz mais de um mes que nao tenho serviço.a mae ja me disse q ja entrou c pedido de prisao.nao sei oque fazer.queria entrar com pedido de reduçao.mas hoje moro em outra cidade,posso entrar na defensoria publica desta cidade?
Tenho 11 anos fora do brasil.sou separado legalmente.os filhos são maiores de 21 anos.eles quer exigir pagamento de pensao..a lei mim obriga a pagar qualquer tipo de pensão. Pra eles ou nao
Então, estou passando por uma situação e gostaria de uma orientação. O fato é que sou representante legal de dois filhos, sendo que o mais velho ao completar 18 anos foi embora de casa se ausentando e deixando o menor dependente de pensão alimentícia, já faz um ano e agora o mais velho exige na justiça o direito de receber, a questão é que isso colocaria em situação extremamente difícil. A minha dúvida é se eu vou ser comunicada desse corte ou serei pega de surpresa ?
Bom dia
Precisa do enail advogado madame de plantão.
Obrigada
Boa tarde, tenho um filho de 11 anos, mw separei do pai dele quqndo ele tinha 4 anos, ele nunca deu pensqo e nem ajudou em nada, nao tinha endereço fixo e nunca deu atençao à criança.
Cheguei a procurar uma defensora publica e fiquei de conseguir o endereço do sujeito, mas quando conseguia ele mudava novamente, entao nunca consegui levar o endereço ate a advogada. Entao ate hoje ficou tudo parado, ele nao recebeu nenhima intimaçao e eu nunca consegui seu endereço, isso ja tem 7 anos. O que fazer?, reberia os atrasados?, ele esta como fugitivo?
Aguardo respostas, grata desde ja.
Ola, bom dia. tenho uma duvida e gostaria que me respondessem com urgencia! Meu ex marido nao esta pagando a pensao que foi decretada pelo juiz, quero entrar com um pedido de execução de alimentos, porem perdi o documento que tem o numero do processo que foi estipulada a pensao do meu filho. Sera que mesmo assim eu consigo entrar com esse processo. Por favor me respondem preciso com urgencia desta resposta . Desde já agradeço pela atenção!
Olá meu nome é Bianca, gostaria de tirar uma dúvida. Meu marido tem duas filhas menores de outros dois relacionamentos a mais velha com oito anos tem acordo perante juiz, porém a menor de cinco não tem acordo. É pago todos os meses a pensão com o mesmo valor para as duas.
Minha dúvida é a seguinte desde Julho estamos morando fora do Brasil (moramos no Japão), e onde meu marido está trabalhando não possui décimo terceiro e nem férias, ele ganha por hora e só tem uma semana de folga duas vezes ao ano e não ganha nada nessa semana não trabalhada. Minha dúvida é como ele deve fazer referente ao décimo terceiro já que aqui ele não tem esse benefício?
Desde já agradeço a atenção.
Aguardo retorno
Olá, gostaria de um esclarecimento alguém pode me ajudar?
Tenho uma união estável com meu marido a sete anos,ele tem duas filhas com mulheres diferentes e um filho cmg.Ele paga um salário para a mais velha q irá completar 18 anos e 620 para a menor com 7 anos.Ele é autônomo, trabalha com obras,e usa sua conta bancaria pra q seus clientes façam depósitos para compra de materias, isso implicará no valor da pensão uma vez q uma das ex quer revisão de pensão pq ao invés de dar o salário todo com essa crise só estou conseguindo depositar 500 para a mais velha e 400 para a menor.Lembrando que ele tem um filho comigo de 2 anos,moramos em uma kitinet em um bairro considerado ótimo, moramos nesse bairro pois meu marido economiza no combustível para o trabalho e eu tenho uma filha de 13 anos que estuda perto de casa porque ir sozinha é perigoso, por isso o bairro.Por favor ,aguardo ajuda e desde já agradeço.
bom dia tenho um filho de 21 anos o qual já paguei pensão a ele ate os 19 anos de idade sendo que não tive contato com ele por causa de sua mãe , que não deixava eu ter contato com ele a pencão já foi exonerada .
e agora ele teve um filho com uma moça e não esta pagando pensão a ela .e ela esta me ameaçando de me levar na justiça dizendo que se ele não paga pensão.e quem deve pagar pensão a ela sou eu. só que eu não tenho contato nenhum com ele já o procurei e ele não me atende o que devo fazer tenho mesmo que pagar pensão a ela por irresponsabilidade deles? detalhe ela mora com outra pessoa atualmente.
Eu pago pensão alimentícia para uma filha, agora a mãe dela expulsou-a de casa e ela foi para a minha casa, eu tenho direito de cobrar pensão da mãe?
Oi! Meu nome é Maria eu tenho uma dúvida, tenho duas filhas, até o ano passado eu recebia pensão mas esse ano minha filha mais velha resolveu morar com pai e a mais nova comigo, minha dúvida é ele tem que continuar pagando pensão da mais nova? No momento estou desempregada e não tenho como trabalhar tenho outro relacionamento onde tenho dois bebês isso não me possibilita trabalhar, mas meu atual esposo pediu para que o pai da minha filha continue ajudando.
ola bom dia, meu nome é valquiria gostaria que me auxiliassem sobre pensao alimenticia... meu ex marido ja faz três meses q nao paga a pensao do nosso filho porem ja existe um processo de pensão contra ele... porem eu teria que entrar com uma execução de alimentos mas nao tenho o processo antigo. . posso eu entrar com um novo processo contra ele?
Me mudei para outro estado, e o pai da minha filha não manda nada para ela não dá nenhum tipo de ajuda. Quero saber se mesmo em outro estado posso pedir a pensão alimentícia e o que mas tenho direito?
Ele mora no Pará e eu estou no Ceará.
Boa tarde Tenho a seguinte dúvida: Pago pensão judicial à minha ex mulher há 13 anos. Tenho 67 anos. Cessando minhas atividades profissionais remuneradas, tal pensão incidirá sobre o rendimento de aposentadoria (INSS)? Agradeço desde já pela gentileza deste contato.
Minha ex mulher deu meu filho pra minha tia criar eu ainda tenho que pagar pensão pra ele
descobri que o pai da minha filha vai comprar um mercadinho, porém irá colocar no nome da atual mulher que ele se encontra hoje... como faço para provar isso?
a mulher que está vendendo o mercadinho que mandou no meu zap, porém pediu para manter segredo... solicitei para ela pegar uma cópia pra mim do papel de compra e venda, porém ela refere que ele não quer acordo escrito... mas, ela comentou que vai tentar
Ola. Meu nome e Anna tenho um dúvida coloquei o Pai do meu filho na justiça pra pedi a pensão gostaria de saber si ele tem que pagar só a pensao ou vez de quando eu coloquei ele na justiça que já tem 6 mês pq o advodando dele que fazer um acordo sobre a pensão
Boa noite! Meu ex paga pensão pro meu filho a 1 ano, portanto, não arca com responsabilidades, não leva meu fiho pro futebol, não traz meu filho na hora e dia certo, conforme combinado pelo juiz. Como devo proceder? Tenho como recorrer e deixar certo perante ao juiz pra que o pai do meu filho pegue ele somente nas férias escolares? Pois o combinado anteriormente foi dele pegar de 15 em 15 dias. Tudo acaba prejudicando meu filho bo desempenho. . .
Oi meu nome é josiane tenho 36anos sou portadora e endometriose e sofro muito com dores faço uso d medicamentos para suportar a dor estou ao ponto d me separar mas como tenho esse problema nao consigo serviço pois falto mais doque trabalho vivo com ele a 20anos e ele bebe muito me agrede com palavras q m machucam mais q se ele m desse um tapa meu filho tem 19anos eu gostaria de saber tenho direito a uma pensao pois noa tenho como me manter? Obgdo
Olá,
Gostaria de saber se tenho o direito de receber a pensão de todos os anos em que não recebi, minha mãe entrou com o processo na época há mais ou menos 18 anos atrás e nunca houve pensão sou a única filha dele registrada e gostaria de saber se tenho direito, minha mãe disse que ela fez uma conta e tudo na época mas que nunca foi depositado nada, assim ele teve ordem de prisão, mas ele fugiu, gostaria de saber se existe a possibilidade de eu ter o retroativo de todos os anos já que hoje eu tenho 20 anos e nunca recebi um centavo, foi minha mãe que me criou junto com mais duas irmãs uma filha do meu pai e a outra de pai diferente mas que recebe seu direito.
Gostaria de saber o procedimento correto para enviar pensão alimentícia para o exterior.
A situação é a seguinte:
O divórcio foi normal e amigável em processo judicial.
A mãe e 2 filhas menores mudaram-se para o exterior.
Tenho enviado pensão alimentícia em nome da mãe com seu CPF a titulo de manutenção de
residente, sabendo hoje que o procedimento não é aceito pela Receita Federal.
Hoje as filhas estão com 20 e 19 anos e estudam em faculdade sendo que nenhuma das três
pretende voltar ao Brasil (Nota: a mãe não declara o Imposto de Renda há 8 anos).
A que título realmente devo enviar esta pensão e a quem devo enviar , se para a mãe ou direto
para as filhas? (Sei que devo continuar enviando até completarem 24 anos).
Os Bancos alegam que não possuem o título "Pensão Alimentícia" mas apenas "Transferências
Patrimoniais" ou "Manutenção de Dependentes no Exterior" (filhos de pais não divorciados), pois
após o divórcio as filhas não são mais consideradas pela Receita Federal como Dependentes.
Solicito a gentileza de me esclarecerem a dúvida apresentada.
Ola tenho um filho de 13 anos, o pai nunca deu pensao, agora voltamos a nos relacionar novamente, com isso ainda posso requerer a pensão atrasada, devido estarmos juntos namorando .
Olá , meu nome é Victoria tenho 19 anos e tenho um filho , por causa do mesmo não tenho condições de manter meus estudos e o meu pai nunca sequer me pagou pensão . Queria saber se ainda tenho como reclamar esse direito ?!
Ola , sou separafa e tenho 3 filhos. Um eh casado, uma menina de 14 e um menino de dez. A menina resolveu ficar com o pai. Isso impede que ele de a pensao pro menino que ficou comigo? Sou paciente renal e minha renda hj eh de 1200,00 pta pagar aluguel e comer...e lazer etc. Aguardo resposta. Obrigado.
Bem sou casada a dez anos e meu esposo tem um filho de 16 anos do primeiro casamento e eu e ele temos dois filhos um de 6 anos e outro de 4 anos e ele paga a pensao desde que ele tinha dez anos e esse de 2016 o filho dele foi morar na espanha e gostaria de saber se temos que continuar pagando a pensao mandando pra mae dele ou se abrimos uma conta para o menino e depositamos porque ate aonde sabemos ele nao estar na casa da mae estar na casa da mibha cunhada que tambem mora la desde ja agraçendo a ajuda! erica##
ola. estou me separando tenho um filha com ela, estuda e nao trabalha horarios pra ela trabalhar tem pois minha filha fica na creche durante o dia.a unica ocupaçao dela e a faculdade que ocupa so o periododa manha dela , mas ela quer que eu pague pensao porque, nao quer trabalhar e me justifica que o trabalho atrapalharia ela na faculdade, acho errado pois quando a conheci ela ja estudava e nao trabalhava pois recebia pensao do pai dela. entao se eu nao tivesse aparecido na vida dela presumese que ela nao teria continuado o curso. tenho colegas de profissao que consiliam estudo e trabalho tranquilamente.alguem pode me ajudar?
grato.
Boa noite.
Meu noivo tem um filho de 7 anos nunca fi casado nem morou junto com a mae dele. Tem um salario de 1.750 reais paga plano de saude e ainda da 300 reias em dinhero mensal. Mas como iremos nos casar agora estou gravida e vamos morar de aluguel no momento estou desempregada gostaria de saber quais os direitos essa crianca tem. Quantos % teria que pagar. A mae da crianca nao tem nem 30 anos
Grata desde ja
Ola meu nome e Alexandra eu tenho um filho de 20 anos e ele e especial..sempre estudou em classe especial e tem várias dificuldades de aprender...nunca coloquei o pai dele na justiça para reconhecer a paternidade que foi negada por ele
..quero saber se ainda posso colocar ele ma justiça e ganhar uma pensão para o meu filho? E até quando ele receberá?
E se por ele ser especial ele recebe retroativo
.
Desde já agradeço pelo apoio
Att
Alexandra Guedes
Ola, Convive com uma mulher por oito anos fui o sexto marido dela sendo que no papel fui o terceiro... desde 2008, ela na verdade quis me dar o golpe, nós divorciamos e ela entrou com pedido de pensão e numa liminar um desenb concedeu porque o advogado dela entrou com documentos fraudulentos inclusive dizendo que eu convivi com ela desde 2003 sendo que é 2005...... e agora vão descontar um salário minimo de meu pagamento pois sou aposentado e recebo pelo paraná previdência. Como pude ser condenado por este desemb. a pagar sem eu ter direito de mostrar para ele que ela é uma vigarista..Pois ela deu baixa no CNPJ DA LOJA pra dizer que não tem condições de sobre viver, usou declaração dizendo que mora com o casal de sobrinhos,usou atestado medico de uma dra que é amiga do casal, sendo que na verdade ela ganha muito bem,pois ela comercializa roupas ,ganha pra cuidar da filha da sobrinha e ainda fatura "prevendo o futuro com cartas ciganas " emfim ela e o advogado dela são golpista. A minha pergunta é se os outro maridos que ela teve não pagam pensão! porque eu tenho que pagar ? pois ela ficou com tudo e eu não fiquei com nada,somente dividas que contrai devido a este "casamento"
Bom dia,
Vivi com união estável por 24 anos, dos meus 15 até 39 anos, tenho uma filha com 24 anos,universitária, desta união, e um neto que fará 5 anos em Março. Depois que me separei, minha filha e meu neto ficaram morando com o pai. Meu ex marido a expulsou de casa. Virá morar comigo. Fiquei fora do mercado de trabalho por 8 anos pq nós tínhamos um comércio que foi vendido e ele usou o dinheiro para pagar as dívidas do mesmo. Vendemos o único apartamento, meio a meio pq estava no nome dos dois. Da venda do comercio, foi recebido um terreno em cabo Frio. Ele vendeu esse terreno e ficou com todo o dinheiro, assim como o carro. Devido a isso posso pedir pensão? Infelizmente não tenho condições de arcar com as despesas da minha filha e neto que até então era sempre ele que arcava.
Oi, hoje tenho 21 anos, meu pai nunca me procurou, em 2011 minha mãe ganhou na justiça direito ha receber pensão alimenticia pra mim equivalente a 50 % do salário mínimo e o processo foi arquivado, porém meu pai nunca pagou, nem nunca me ajudou em nada, agora entrei pra faculdade procurei ele pra pedir ajuda, porém ele se negou, gostaria de saber mais direitos, e tenho como reabrir aquele processo, oque fazer.
Oi gostaria de saber meu marido pretende ir embora sou dona de casa sou epilepsia não trabalho ele tem que né oaga alguma pensão pois não posso trabalha tenho 48 anos ele quer divórcio de imediato oque eu Fasso
oi, quero saber meu ex marido nao pagou pencao no mes de 10 de janero e agora pagou do mes de feverero. Mas ja vai entra do mes de marco dia 10 de marco.. E eles estao falando que nao devem mais nada.. E como fica do mes de janero que nao recebi? O que posso fazer quanto a isso? Eles dizem que nao devem nada que sempre fica um mes pra tras!! Mas antes sempre pagavam certo sempre no dia 10 de cada mes. E agora nao pagarao do mes de janero e do mes de feverero agora hoje dia 26/02 e ainda so 200 reais. Quero saber o que posso fazer quanto a isso!! Me ajudem
o pai do meu filho paga pensão todo dia 5
só que ele saiu do trabaho e vai me pagar o que o meu filho tem direito.
Eu gostaria de saber se esse dinheiro que ele vai me dá conta como a pensão do mês ou não ele tera que pagar a pensão também?
oi boa noite tenho uma filha de 9 anos especial com uma doença rara,me separei do pai dela já fazem 8 anos porém consegui na justiça que ele me paga-se um salario minimo ,ele tem uma empresa com alguns caminhões onde vem alegando que perdeu os mesmo por causa de devidas em fim alega que a situação não esta bem ele nunca pago em dia a pensão,porém sempre negociei com ele mas ele vem dizendo que quer diminuir a mesma,como tbm ele nunca acompanhou ela em nada só de Chapecó /SC e faço tratamento em Porto Alegre minhas despesas com é grande até porque sua alimentação é diferente ela tem uma doença que não pode comer nada de derivado de animal preciso comprar outros alimentos especiais que são caros (ela tem a doença do xarope de bordo) eu consigo trabalhar apenas meio período enquanto ela esta na escola,pois no outro preciso leva-la em atendimento diferenciados,então gostaria de saber se o pai dela pode diminuir sua pensão devido a problemas financeiro ,minha filha ainda não caminha e nem fala ela é totalmente dependente de alguém.OBRIGADA
E AGUARDO RETORNO
ola , meu nome é Williene, bom meu caso é o seguinte: meu progenitor (pai), nunca foi um pai presente e ainda alegava que eu não era filha dele, minha mãe e ele são separados há 18 anos, minha mae entrou com um processo para ele pagar pensão e a mais ou menos 1 ano e meio ele parou de pagar minha pensão alegando que ele não tinha condições de pagar minha , e durante esse 1 ano ele comprou um apartamento e colocou no nome da mulher dele, e falou que nem eu e muito menos meus outros irmãos teríamos direito . quais são meu direitos perante esse fato? eu poderia processalo?
Olá, meu nome é ketlin, hoje eu ja tenho 19 anos, meu pai biologico não quis me assumir quando ainda era pequena, nunca participou, na verdade eu nem o conheço, mais minha mãe sempre deixou bem claro que ele não quis participa, então ela me criou sozinha, também não tenho o sobrenome dele! Agora que estou com meus 19 anos to passando por momentos financeiros difíceis, tenho escola pra pagar, passagem de transporte, e meus gastos dos dia a dia, atualmente to morando com meus avos, e eles são aposentados, então eles não muita condição financeira pra ajudar. Eu gostaria de saber se mesmo maior de idade eu ainda tenho diteiro e posso correr atras disso? E caso a resposta seja sim, gostaria de saber e eu teria também que conviver com ele? Desde de ja agradeço.
Minha ex nora pediu pensao alimenticia para oo filho especial , meu filho nao trabalha de carteira assinada, tem familia, ela gasta todo o beneficio do menino em beneficio proprio, deixou de pagar o plano de saude da criança e nunca leva nas consultas, o pai pode pedir a fiscalizaçao e detalhamento do dinheiro da criança?
Grata
Só separada a 13 meses mas o divórcio ainda não saio .a 4 meses meu marido foi mandado embora do serviço eu tenho direito no acerto dele quantos %?
Ola boa noite eu mim separei tem 2 meses e estou querando paga a pensão só que minha ex mulher n quer que eu pague pra n ter defeitos de ver minha filha a minha filha tem 6 meses de vida oque eu devo fazer eu quero da a pensão só que minha ex n quer que eu der nada no momento esta sem trabalho mais estou na batalha . oque eu devo fazer mim ajudem
Tenho 38 anos vivi com meu marido por 18 anos e a inda estamos casado só que ele saiu de cada pq descobri que ele está me traindo. tenho dois filhos que estuda,a mãe dele que mora comigo pq construímos a casa no lote dela e estou desempregada e não consigo arrumar emprego. Eu gostaria de saber se além dos meus filhos ter direito a pensao eu tbm tenho até arrumar um emprego? Eu não ligo da mãe dele morar comigo gosto dela só que ele quer que eu saia da casa. Meus filhos estão estudando um de 18 e ou de 16. Quais meus direitos.
Fui casada por 18 anos, meu marido foi embora, temos 2 filhas de 17 e 09 anos, ele paga a luz e a internet q dá uma base d 300 reais, e deixa um cartão sodexo de 260,00 para as compras. Gostaria d saber qual a porcentagem da pensão alimentícia. Ele é funcionário público, tem uma boa remuneração, tem MEI e trabalha como bombeiro civil sem carteira assinada. O q ele dá tá certo?
Minha esposa teve um filho na adolescência o pai do menino pagava pensao de boca nunca foran na justica quando foi agora alguns anos atrás ele deixo de dar e sumiu, Ela não sabe o paradeiro nem emderecos dele mais sabe o endereco de irmaos e outros filhos dele ele tem e eles (irmão e filhos) tem condições de pagar a pensão ela q saber o quer fazer nesse assunto si pode bota o tio ou o irmão na justiça .
Olá meu nome é Vanessa meu marido quer se separar de mim eu não trabalho pois tenho uma filha e cuido dela,não tenho condições de me manter de pagar aluguel, gostaria se saber se eu tenho direito a pensão alimentícia? Obrigada
Ola sou casada a 16 anos no regime comunhão parcial de bens, tenhos 1 filha de 15anos 1 de 10 anos e um bebe de 3 meses.meu esposo teve um filho fora do casamento criança de 3 anos como fica a pensão cado venha me separar .a pensão sera paga o mesmo valor do menino sera para meus três filho.ou seja se ele recebe 200 reais receberei 200 reais para dividir com meus três filhos
Meu namorado tem uma filha de 12anos sempre pagou pensaõ e agora a ex entrou com um processo de pensão alegando que ele nao paga ele tem todos os comprovantes de depositos no nome dela
Minha duvida é
preso ele não vai porque ele pode provar que pagou pensao todos esses anos so vai oficializar o pagamento e ele pode exigir todos os meses o comprovante do que ela faz com o dinheiro se é para o beneficio da criança?
Oi gostaria de saber se consigo pedir a penssao provisória para meus filhos.
Pq já estou fora de casa desde novembro,mas até hoje não saiu meu divórcio, e como foi meu ex q deu entrada nos papéis dizem q tenho q esperar a juza decidi.Só q eu pago advogada particular que já entrou com o pedido de divórcio tbm,e entrou em minha defesa por que meus ex alega q QR a guarda dos filhos e QR q eu pague penssao,e meu ex está na casa q eu morava,e eu pago aluguel desde q ele mandou eu sairda casa,nora eu e meus filhos de 7 e 11 anos.
Trabalho,mas pago aluguel água e luz,e ainda com as despesas alimentar.
Pois ele não ajuda com nada,pois alega que a juíza não determinou nada ainda.
O que devo fazer,por que essa causa está demorando,e eu mesmo trabalhando estou apertada para os gastos dos meus filhos
Me ajude por favor
meu ex companheiro nao sou casada com ele tenho 3 filhos ele traballhava na colurb e foi mandado embora por justa causa e por usar drogas e nao comparecer ao trabalho agora ele se droga cada vez mais e nao esta dando pensao alimenticia aos filhos o que fazer com essa pessoa que nao quer nada com trabalho
Tenho 63 anos e parei de trabalhar quando os filhos eram pequenos. Hoje eles são maiores solteiros . Mais de 30 anos de casados. Meu marido quer se divorciar e fez a divisão dos bens. Eu recebo um salário mínimo e ele também mas consegue trabalhos como autonomo tanto que sempre foi ele quem pagava todas as despesas da casa, eu ajudava comprando meus remédios e algumas poucas coisas. Gostaria de saber se tenho direito a uma pensão já que ele propôs uma ajuda somente por um curto período.
Boa noite!
Estou divorciada há três anos. Temos dois filhos menores de 18 com guarda compartilhada. Ele arca com todas as despesas das crianças. Porém, estou desempregada há sete meses e há quatro meses ele o ex vem pagando o meu aluguel. Mas me disse que não vai mais poder pagar. Tenho direito de forçar ele a continuar a pagar o aluguel ?Continuo desempregada e faço bicos que dão para alimentação e pagamento de água e luz.
A oito meses minha esposa exigiu q eu saisse de casa dois meses apos ela levou p dentrode casa um relacionamento homosexual, temos tres filhos uma menina de 18 anos dois meninos um de 14 e outro de 3 anos, como entrei em deprecao abandonei o trabalho e tudo q fazia, tenho ajudado como posso, agora ela terminou o relacionamento q estava vivendo e esta exigindo q eu ajude com aluguelatrasado contas de catao de credito entre outras, ainda estou desempregado mais tenho ajudado como posso umas veses mais outras menos, estou morando de favor com minha mae em uma cidade distante e o pouco que concigo divido em eu visitar meus filhos e o restante dou a ela em forma de compra e fico sem nada p mim pois nao acho q preciso, sou obrigado a pagar o aluguel e as contas ela trabalha como professoura do estado
Meu ex marido pagava meio salario minimo para duas filhas e mais nada. Uma tem 21 e faz faculdade. A outra tem 17 anos e estuda. A de 21 saiu de casa e foi morar com namorado, mas continua estudando. Ele por conta dele, reduziu a pensão para 220,00. Ele pode fazer isso???? O q faço com esse valor para uma moça de 17 anos q ainda tá estudando. O que devi fazer??
oi, boa tarde.. Meu esposo antes de nos conhecermos ele namorou uma garota, e ela engravidou, o relacionamento nao deu certo, eles se separaram, hoje garoto tem 11 anos. Bom, meu sogro sempre ajudou com algumas questões financeiramente, pagou metade do valor na escola, algum tempo leite do garoto, e outras coisas que ela pedia.. bom qdo meu esposo começou a trabalhar ele disse que daria, passou algum tempo ajudando, so que meu esposo estar desempregado a mais de 1 ano e parou de ajudar-la..e agora ela diz que ele nunca ajudou, e diz que vai coloca-lo na jústiça. Quero saber o seguinte, já que ele não trabalha de carteira assinada, só faz bicos, eu que levo a casa, em tdo, alimentação, energia, agua e com as coisas da nossa filha, temos uma menina de 5 anos. A ex dele hj é funcionária pública , da PM , ( policia Militar) tem salário fixo de quase 3 mil reais, tem um marido, que tem uma loja de consertos e venda de celular, vivem bem. o valor estipulado pelo jiz leva em conta a realidade dele e dela? Ele é desempregado, eu que sustento e ela vive bem, por ser funcionária publica e o esposo srr comerciante, dono de loja. O juiz ver isso para estipular valor da pensão, pq vai sobrar p mim. Me respondam com urgencia.
Meu caso e que estava separada consensual e ele me pagaca prnsao alimenticia... pq fuquei miito doente. ..depous de20anos ele resolveu se divorciar mas eu queria que rle continuasse a me dar a pensao nos mesmos termos da consrnsual... Bom!!entramos no litigio e ele assegurou que ia continuar a me dar a prnsao.....só que ele se aposrntou ...e agora me ameaça a nao fazer a divisao la no inss para que saia minha pensao e dntre na minha conra..ele me ameaça a tirar a casa dele que me deixou morar..tenho 55 anod e nunca trsbalhei......entao ele me da por fora. ....minha pergunta e SE EU NAO FIZER ESTA DIVISAO NO INSS R ELE FALECER EU PERCO A PENSAO POR MORTE POR SER S PRIMEIRA MULHER DELE ..COMO FICA MINHA SITUACAO??PRECISO VOM URGRNCIA DESTA RESPOSTA SOU NECESSITADA E POBRE MUITO OBRIGADA POR TUDO....
Olha, como advogado e cristão, sempre fui adepto de que todo pai tem que ser responsável e a pensão aos filhos deve ser paga. Agora, sempre fui contra a preguiça desvairada e constante de uma grande parte de mulheres que me procuravam constantemente querendo pedir pensão à elas como vingança devido ao fato do ex-marido ter conquistado mulheres mais bonitas, independentes e trabalhadoras. Atualmente defendo praticamente apenas os ex-maridos. Cobramos com veemência a comprovação dos gastos exclusivamente com os filhos, pedimos DNA de mulheres com comportamento suspeito, exigimos e conseguimos pensão justa e adequada aos gastos dos filhos (até porque muitas mulheres, depois da separação começam a hiperdimensionar tais gastos). Sem essa dos 30%, que é balela, mentira deslavada. E mais, protegemos os maridos de prisões arbitrárias e mentirosas que não se concretizam, pois confirmamos junto ao poder judiciário de forma antecipada qualquer problema que impossibilite o pagamento. Minha mulher tem medo de mim devido a isso, mas o certo é o certo e, casamos com separação de bens. Nos churrascos familiares e entre amigos, as demais esposas de amigos também demonstram medo e repúdio a minha pessoa, mas o certo é o certo.
o pai do meu filho está preso e dei entrada na pensão alimentícia antes de ele ir preso, e ele só trabalhou um mês de carteira assinada, eu consigo receber o auxilio reclusão?
Eu tenho dois filhos com meunex marido e esse ano pela primeira vez pego pensão com férias, no dia 30 de abril meu ex saiu de ferias ai caiu o dinheiro das férias dele, e no dia 05 de maio o dinheiro DS pensão caiu normalmente, agora minha duvida é:Neste mês de junho tenho direito a pensão ??Recebo pensão na minha conta o rh deposita direto não pego nada pelas mãos do meu ex
Olá, Eu tenho 18 anos, trabalho mas recebo coisa de 399 reais por mês, e não é o suficiente para me sustentar . Ainda estudo e pretendo cursa a faculdade e me forma. Meu pai está querendo tirar a minha pensão alimentícia, Ele pode ? Ou Deve pagar até que eu me forme na faculdade?
Tive um filho com um homem casado mais ele faleceu e tem família quais os documentos necessários para dar entrada no pedido de pensão alimentícia.
estou separado da minha esposa há um ano só q agente vivir ainda dividindo a mesma casa mas agora eu terminei uma casa e pretendo morar só é ganho um salário tenho dois filhos com ela e eu queria saber quanto eu tenho q dar pra meus filhos mas sempre dei trezentos pra eles mas qual o valor q eu tenho qdar
Olá eu tenho uma dúvida !
Minha madrasta se separou do meu pai, e meu pai colocou duas meninas menores de idade que fumam e bebi dentro da casa dele. Eu nao aceito isso ! Sera que se eu trazer meu irmao para morar comigo meu pai deverá pagar pensão para ele ?
Sou divorciada e guarda do meu filho de 11 anos é minha tem 8 anos. Agora o pai que a guarda compartilhada, mais tou preocupada, pois me falaram que terei que pagar pensão igual ao pai, e eu não trabalho e dependo do meu atual marido . E ai como fica sou obrigada a paga ?
Boa tarde tenho um filho com minha ex brigamos veio ela não que fala comigo ainda por cima ela disse que era pra mim fazer um DNA da criança e que não queria nada da minha parte ela não atente meus telefonemas oque fazer nessa situação por favor me orinte
Ajudo cuidar da minha filha com muito prazer! A mãe dela trabalha e está exigindo q eu ajude pagar a pessoa que está cuidando dela, no caso a babá. Gostaria de saber se sou obrigado ajudar no pagamento? Obs, no momento estou fazendo apenas bicos!
Olá! Boa tarde!
Fui casada a 4 anos e tivemos uma filha que está com 2 anos! Posso pedir pensão pelo que ele ganha e fatura na empresa do meu ex-marido? Eu trabalhava com ele e tenho provas de tudo o que ele fatura
Tou com a minha mae a 15 anos e nesses 15 anos o meu pai so pagou 5-6 meses e nao seguidos e recentemente o tribunal de Lisboa cancelou o processo, o que devo fazer?
Minha sobrinha mora com a minha mãe, a mesma que sustenta a menina e educa, o pai ainda é vivo e nunca pagou pensão, minha irmã mora com ele e nunca cobrou o papel dele como pai e provedor. Minha mãe é aposentada e ganha um pouco mais que um salário mínimo, e está ficando cada dia mais difícil de manter a criança. Como minha irmã nunca vai pedir a pensão eu gostaria de saber se a avó tem esse direito?
queria saber minha ex mulher mandou um oficio pra ta descontando pencao sendo quer er pra desconta 30% sendo quer e so o da carteira mais a firma discontou encima de duto sendo quer no oficio dela tem
sendo quer eu tenho outro pode ser
Tenho um filho de dez anos o pai dele sumiu queria saber como posso entra na justiça pedindo que ele registre o menino só não tenho o endereço dele mas os documentos nome dele é sei que esta trabalhando me ajudem por favor
Oi tenho filho de 6 anos,a mãe dele me colocou na justiça para pagar pensão,daí ela pediu para não depositar mais pq ela taça débito com o banco,aparti desde exato momento,não depositei mais é da a dinheiro em mãos fiquei desempregado mas sempre ajudando em tudo que ele precisa,agora casei novamente e a mãe do meu filho não deixa eu ve-lo mais,agora estou empregado novamente e quero regularizar a pensa o dele pagar tudo certinho para que possa exigir de ver meu filho,queria saber como posso fazer para entra com uma ação .
Olá, Tenho uma filha de 15 anos, ela vai fazer 16 em Outubro. O pai dela deposita 60% do salário mínimo que foi estipulado quando nós separamos, assim como plano médico, metade nos materiais escolares, metade no dentista e metade nos remédios, o que ele não cumpre. Simplesmente deposita a pensão. A pergunta é : ele agora quer dar a pensão na mão da minha filha, e não depositar na minha conta como de costume, ele quer que ela assume as responsabilidades com o dinheiro dela, ele pode fazer isso?
No aguardo.
Obrigada!
Olá! Morei com um rapaz por 6 anos. Desse relacionamento nasceu um menino q hoje tem 4 anos. Enquanto estávamos juntos e ele trabalhando, sempre ajudava nas despesas e ate com a babá. Porem ele ficou desempregado e disse que poderia ajudar com pouca coisa. Depois disso, não deu mais nada. Mesmo desempregado ele casou e quando cobrei ajuda para a criança ele fez questão de dizer q ainda estava desempregado e só poderia dar $100,00. Minha dúvida é: como ele está desempregado, mesmo assim casou, levantou quatro cômodos no quintal da casa da sogra, onde mora e nao paga aluguel, a casa onde moram seus pais é dele e tem uma casa alugada na capital cujo o inquilino paga $ 450,00 e tem um carro. Já eu trabalho, sou professora. Recorrendo ao pedido de pensão, ele iria continuar pagando esse valor, iria aumentar ou diminuir? Visto que as despesas com a criança entre médicos, escola, babá, alimentação, remédios, higiene etc somam quase $1.000,00. Aguardo notícias. Obrigada!!
Qdo me separei minha filha tinha 4 anos,e morávamos na Italia. eu e a mae dela compartilhamos a guarda ate eu me casar novamente, dai minha filha foi morar com minha mae no Brasil por dois anos.Vim embora para o Brasil e minha filha veio morar conosco. Ficou morando comigo dos 9 aos 17 anos, neste meio tempo com 15 anos resolveu morar com mãe, o qual durou 5 meses, a mae dela mandou ela embora para minha casa novamente. Agora aos 17 anos voltou a morar com a mae e completou 18 anos. Ela trabalha e está terminando 2 grau, devo pagar pensão? ???
Bom diia já estou ceparada do meu ex a treis anos e tenho dois filhos com ele já botei na defensoria pública a quase treis anos foi assim q me cêparei e nunca conseguiram pegar ele sempre q vou no fórum e sempre uma desculpa queria saber se tenho direito de receber deis de quando entrei com a ação ou não ? Deis de já obrigado
Posso pedir exoneração da pensão alimentícia quando minas filhas completa 18anos e como faco pois elas não que ter contato comigo e nem mim visita a 6anos
Eu fiui casada legalmente por 12anos e teve 3 filhos com ele. O pai das crianças paga a pensão só que na época, estava atordoada e não pede pensão para mim.ele já tinha cortado meu plano de saúde antes de mim separar dele. Estamos agora em processo sobre guarda do mais velho.e alienação . A juíza não aceitou está em experiência a bendita da compartilhada.que por sinal não está dando certo.ele como sempre só mostra contra cheques.que está endividado. Mentira.armou para abaixar pensão.continuou do mesmo jeito as vistas nos dias de folga dele.mas está uma bagunça. Ele acha que por ser compartilhada ele pode fazer o que quer. Meu advogado já entrou com duas petições. Mas até agora nada.ele sabe que não tem como eu trabalhar com 3 crianças a menorzinha só tem 3aninhos.
Bom dia tenho a minha filha mais velha con 12 anos, desde então o pai nunca quiz saber dela ate mesmo quando lhe disserao que eu estava gravida. Minha filha nasceu o próprio hospital meteu o pai em tribunal mas já lá vão 12 anos e nada, foi chamada a tribunal e ate hoje nada nem revistou a menina nem nada. Sera que ela tem direito a pensão ? Tenho duvidas que algum dia ela possa ter algum direito .
Bom dia tenho a minha filha mais velha con 12 anos, desde então o pai nunca quiz saber dela ate mesmo quando lhe disserao que eu estava gravida. Minha filha nasceu o próprio hospital meteu o pai em tribunal mas já lá vão 12 anos e nada, foi chamada a tribunal e ate hoje nada nem revistou a menina nem nada. Sera que ela tem direito a pensão ? Tenho duvidas que algum dia ela possa ter algum direito .
Boa noite .a minha duvida e o seguinte.meu esposo tem uma filha de 11 anos e ele da pensão no valor de 30% .hoje somos casados temos nossas dividas eu estou desempregada ele pode entra na justiça para pedir uma redução na pensão.
Boa tarde
Os pais do meu esposo se separaram quando ele tinha pouco mais de 06 meses de vida, a família por parte de pai no caso os avós eram bem de vida e iriam pagar a pensão do meu esposo, mas, os avós por parte de mãe não queriam só para não ter que ter o pai dele encima da mãe dele. Daí o avô paterno sugeriu que o valor de pensão seria depositado na poupança (época era a cardenete, hoje ele está com 29anos), e assim pelo o que os familiars contam foi feito, mas quando o avô do meu esposo faleceu ele ja estava com 12 anos. E junto com o avô morreu esta cardeneta e a avó jura de pés junto que ela não existe (pra proteger o filho) mas os familiars lembram que era pago sim. Duas perguntas:
- Tem como saber se houve está cardeneta e se houve resgatar.
- Ja que o pai nunca pagou pensão e ja passou dos 21 anos, ele tem como reaver? Pois o paid dele tem bens e esta gastando tudo em vida.
Meu ex marido sofreu um acidente de moto a 9 meses não trabalhava registrado alega q não tem como pagar a pensao porque esta machucado e não tem como trabalhar o q posso fazer? Referente a isso quero q ele me ajude pelo menos com o transporte escolar não é caro
homem casado tem 3 filhos mora com ele agora ele arrumou um filho fora do casamento ele ganha 5000,00 mil po mes como que e pago a pensao alimenticia e de 30 porcento do seu salario o mesno ou mais po causa do seu 3 filhos que mora com ele ?
tenho dois filhos uma de 1 ano e 8 meses e um de 5 meses. e me separei do pai deles , mais moramos na mesma casa pq nao trabalho ainda. E gostaria de saber se ele e obrigado a pagar pensao .?
Minha duvida é o pai do meu filho está pelo INSS faz mais de um ano, porém sempre precisou fazer pericia para poder receber , acontece que demora meses para receber pois precisa passar no médico do trabalho e do INSS, desta ultima vez ele fez a pericia e foi negada, ou seja ele precisou recorrer com advogado para o INSS paga-lo porem neste período de seis meses ele não contribuiu com nada referente a pensão alimentícia , gostaria de saber como a lei funciona neste caso.
Olá, boa noite!
Eu pago 1.300,00 + plano de saúde em pensão alimentícia atualmente, a mãe do menino migrou_o da escola particular para a pública, alegando que o dinheiro não dá para custear .
Posso exigir que ela retorne o mesmo para a escola particular ?
Ou posso assumir a educação do menino pagando a escola e consequentemente pedir a redução da pensão?
Ou pedir guarda compartilhada, pois já fico com ele todos os finais de semana, para poder investir este dinheiro na educação do mesmo?
Desde já agradeço sua resposta!
Att,Iran
Bom dia ....Tenho um filho que hoje tem 4 anos de idade. Quando me divorciei meu filho tinha apenas 5 meses e desde então foi estipulado um valor de 44% sobre o salário minimo nacional. Mas o pai do meu filho nunca deu o reajuste , paga apenas o valor de $300,00.Formou outra família e alega não ter condições pois hoje tem uma atual esposa que não trabalha e um outro filho. Quero saber qual o direito do meu filho de receber esse reajuste que deveria acontecer todo início de ano , desde (2014) . Hoje devido a crise do pais me encontro desempregada por isso estou querendo garantir o direito de sustento do meu filho. O pai disse que se eu for cobrar esse reajuste judicialmente , ele vai usar o fato de hoje eu me encontrar desempregada para pedir a guarda do meu filho. Quero saber se isso é possível , por favor me ajude , estou desesperada. OBRIGADA!!!!
Eu como filha de 17 anos posso ir atrás dos meus direitos sem algum responsável presente ?
O pai do meu filho só paga a pensão quando chega intimação dos valores atrasados.
Quando ele paga o valor dá intimação já esta acumulado mas 4 pensões atrasada.
Eu posso expedir um mandato de prisão pra ele.
Ele fica meses se ir ver o menino eu ligo pra ele falando e q o menino está sentindo a falta dele e ele não tá nem aí ,eu posso proibi ele de ir ver meu filho já que essa situação está fazendo mal pró meu filho,ele pega meu telefone é fica chamando o pai e ele simplesmente ignora o menino desde de fevereiro q ele não vai ver o menino.
Ola tem 4 anos q to separado do pai de meus 2 filho e tive ja 3 adiencia com ele e nao resolveu nada a ultma foi a em agosto de 2015 e nunca pgou nada ele falar q so paga se ee quizer. Oq eu faço meus filho uma tem 8anos e outro tem 5 anos e ele mora em outra cidade
Oiiiii botei o pai da minha filha na justiça daí o juiz mandou ele depositar todo dia dez , mais ele nunca bota na data certa sempre atrasa gostaria de saber se isso pode mais de quinze dias de atraso ,
Eu pago pensão determinado pelo juiz 30% mais metade do remédio só que agora minha ex quer que eu ajude cm material escolar só q desde qndo fomos no juiz eu não tinha carteira assinada e ficou decretado os 30% e ainda não trabalho de carteira assinada ela tem direito de cobrar mais alguma coisa que não esteja no acordo ou pode querer me levar na justiça novamente mesmo eu pagando a pensão estando em diA. As vezes atraso a pensão no máximo 5 dias e eu não tenho os comprovantes q foram pagos mais se ela alegar q não foi pago tem como puxar os registros do banco? Ela tem o direito de ficar me constrangendo por áudio pelo watssap ou por mensagens?
Sou divorciada e depois do divórcio peguei a guarda do meu neto, pois a mãe deixava ele abandonado. Estou com dificuldades para mantê-lo. Minha filha não sabe quem é o pai e ela não trabalha e faz uso de drogas. Meu ex marido ( o avô) tem obrigação de me ajudar?
minha filha tem 5 anos e nao eh registrada no nome do pai dela ela tem direito mesmo assim de receber a pensão alimenticia?
Olá gostaria de saber se posso solicitar o pedido de pensão alimentícia o pai do meu filho tem 17 anos ,meu filho esta para fazer 4 anos nos separamos ele não ve o Filho não registrou finge que não conhece, gostaria de saber porque ele ainda tem 17 anos?
Bom meu filho tem 4 anos o pai dele não resgitrou da pra contar no dedo de uma mão o que deu pro filho dele mais tem um porém ele tem 17 anos ta pra fazer 18 anos, tenho que esperar ele completar os 18 ou posso entra na justiça já?